Incentivo à agroindústria em Rondônia é tema de audiência

Anselmo e Cláudia de Jesus com Jorge Streit

Os deputados Anselmo de Jesus e Cláudio Carvalho discutiram, nesta quarta-feira (8), com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, a ampliação de investimentos em projetos voltados à agricultura familiar no estado de Rondônia. Os parlamentares relataram que há uma necessidade de incentivos que resultem no aumento da qualidade da produção dos agricultores.

Jorge Streit esclareceu que, atualmente, a fundação trabalha focada em projetos nas áreas de agroindústria e agroecologia. Um das ações citadas pelo presidente foi o Terra Forte, que vai investir R$ 300 milhões no financiamento de projetos de apoio à comercialização e à comercialização vinculada a assentamentos da reforma agrária no país. A expectativa do Terra Forte é atender aproximadamente 200 cooperativas e associações (valor médio de R$ 1,5 milhão por cooperativa) e beneficiar aproximadamente 20 mil famílias (100 famílias por cooperativa) em cinco anos.

Ele alertou que a chamada pública está aberta, as cooperativas de Rondônia interessadas no benefício têm até o dia 15 de maio para se inscreverem, por meio de formulário, no sitio da instituição. Segundo ele a fundação já fez vários investimentos no estado, mas para dar continuidade e ampliar o que já foi feito, os parceiros devem acompanhar as chamadas públicas.

Presente no encontro, a secretária municipal de Agricultura de Ji-Paraná, Cláudia de Jesus relatou que ação disponibilizada pelo governo federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma experiência positiva com bons resultados no município. No entanto, o desafio é fortalecer esses programas e ao mesmo tempo buscar alternativas de apoio à produção com baixo custo e maior benefício para o produtor, visando aumentar o número de famílias beneficiadas.

De acordo com Cláudia, a intenção é desenvolver projetos dentro da aptidão das comunidades. Uma possibilidade é o incentivo à produção de hortas. “No município existe alta demanda por orientação, incentivo e acompanhamento. Por isso estamos buscando parcerias que viabilizem a execução de pequenos projetos”, disse a secretária.

Ela fez avaliação “positiva” do encontro com presidente da Fundação Banco do Brasil. “Recebemos uma orientação do que a instituição disponibiliza para agricultura, com base nessas informações vamos identificar áreas com potencial para se candidataram a receber programa e acompanhar os próximos editais, com isso o município de Ji-Paraná poderá estender o número de beneficiados com iniciativas sustentáveis, de inclusão social e produtiva”, ressaltou.

Educação

O deputado Cláudio consultou Jorge Streit sobre viabilidade de o órgão cooperar para melhoria das condições de ensino das Escolas Famílias Agrícola (EFAs). De acordo com Carvalho, Rondônia conta com seis unidades educacionais em alternância, mas funcionam em condições precárias. “Elas estão precisando de equipamentos de informática, da ampliação das salas de aula e da construção de novos dormitórios”, mencionou o deputado.

Ao defender o incentivo à educação no campo, o deputado Anselmo de Jesus disse que não há como garantir a permanência do jovem na área rural sem melhoria da qualidade do ensino oferecido. “Faz tempo que essas escolas passam por dificuldades, é lamentável ver que elas não entre as prioridades das políticas educacionais”.

O dirigente da fundação vai verificar com a equipe ações que podem ser desenvolvidas em parceria as escolas.

Capacitação

Para facilitar o acesso das cooperativas aos recursos de incentivo voltados à agroindústria e agroecologia, a fundação vai disponibilizar para técnicos de Rondônia com foco no aperfeiçoamento de técnicas de elaboração de projetos.  A intenção é que os profissionais possam replicar o aprendizado junto ao público alvo, principalmente, das cooperativas. Apresentar uma proposta bem elaborada é fator determinante para a seleção.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*