Café desenvolvido em Ouro Preto/RO é destaque nacional

Carine Ferreira/Valoriraa1098 As mudas da variedade de café BRS Ouro Preto devem começar a ser vendidas aos cafeicultores de Rondônia no prazo de um a dois anos, segundo comunicado divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A cultivar de café conilon (robusta) BRS Ouro Preto é resultado de 15 anos de pesquisa conduzida pela Embrapa Rondônia no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. Esta é a primeira variedade de café desenvolvida pela Embrapa.

A nova cultivar tem potencial para aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade econômica e social de mais de 40 mil pequenas propriedades de cafeicultores em Rondônia e poderá ter sua recomendação estendida para outras regiões produtoras do país. A produtividade média do café em Rondônia é de 11 sacas por hectare, enquanto a da BRS Ouro Preto é de até 70 sacas por hectare. De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Samuel Oliveira, a parceria com os viveiristas credenciados já foi formalizada.

A variedade BRS Ouro Preto é uma cultivar clonal recomendada especialmente para Rondônia e foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do Estado e adaptada ao clima e ao solo, com tolerância aos principais estresses climáticos da região, como alta temperatura, elevada umidade do ar e déficit hídrico moderado. A variedade é indicada para o cultivo em sequeiro ou com irrigação. Sua denominação é uma homenagem ao município de Ouro Preto  do Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do antigo território de Rondônia.

De modo geral, o cultivo do café robusta em Rondônia é feito em pequenas áreas, com pouco emprego de tecnologia e grande aproveitamento de mão de obra familiar. Cerca de 90% da área cafeeira é plantada com a espécie robusta, sendo a cultivar conilon utilizada em aproximadamente 95% das propriedades, de acordo com a Embrapa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*