OAB inicia campanha de doação de sangue nesta terça-feira

Mobilizar o maior número de advogados, magistrados, promotores, procuradores, delegados e demais operadores de direito e ampliar neles a conscientização de que doar sangue é um ato solidário, que salva vidas e de amor ao próximo, é um dos principais objetivos da campanha “Doe Sangue, Doar é Legal”, que inicia no próximo dia 14 de maio na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).  (veja ao final a recomendação aos doadores)

A campanha também pretende aumentar o número de “doadores de repetição” (aqueles que doam sangue regularmente) e criar uma consciência de cidadania nos integrantes da Ordem em Rondônia e da sociedade. Realizada por meio da Comissão de Proteção à Cidadania da OAB/RO,  com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO),  em parceria com a Fundação Hemeron (Fhemeron) a campanha se estenderá até o dia 18 de maio, com encerramento neste dia no espaço alternativo.

O lançamento acontece às 8h, na sede da Seccional, ocasião em que será servido um café da manhã aos doadores. Várias autoridades, entre elas o Governador do Estado, Procurador Geral de Justiça, magistrados, secretários de estado, membros da Diretoria e Conselho Seccional da OAB/RO e advogados confirmaram presença.

No local também haverá o espaço para doação com a equipe da Fhemeron que ficará na sede da OAB até a sexta-feira (17). NO dia seguinte a açào continua no espaço alternativo. Aos advogados que quiserem doar e não tiverem como se locomover, a OAB deixará a disposição uma van para transportar os doadores, basta solicitar o serviço.

Recomendações aos doadores:

Os doadores devem evitar ingerir alimentos gordurosos no dia anterior a coleta do sangue. Para aqueles que quiserem doar após o almoço, recomenda-se um intervalo mínimo de três horas.

Para doar sangue é preciso sentir-se em boas condições de saúde, ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar acima de 50kg e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 12 horas que antecederem a doação.

Estão impedidos temporariamente de doar as pessoas que estivem com febre ou gripadas, as mulheres grávidas ou que estejam amamentando ou pessoas em tratamento médico, ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (até 12 horas antes), ter tatuagem feita há menos de um ano, ter realizado tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses, ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de um ano, ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses e ter tido malária nos últimos doze meses.

Estão impedidos definitivamente de doar sangue as pessoas que tiverem tido doença de chagas, hepatite após os 11 anos de idade.

Quando da doação é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com fotografia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*