Raupp e Marinha pedem ao MEC conclusão do Hospital da UNIR

Durante reunião no Ministério da deputada  federal  Marinha Raupp(ambos do PMDB-RO) trataram com o ministro Aloísio Mercadante sobre  a conclusão do Hospital Universitário da UNIR, que se destina a auxiliar a formação prática dos alunos da referida universidade federal, além de prestar serviços de atendimento emergencial e clínico de forma continuada à população de Porto Velho e região.

Na audiência ocorrida. na última semana, em Brasília, o senador e a deputada informaram ao ministro que já foram empenhados para a conclusão do hospital recursos da ordem de R$  5 milhões  e 278 mil, processo este  iniciado através do convenio nº 760/2007.

A deputada, inclusive, entregou ao ministro Mercadante um ofício em que pede a urgência na conclusão do referido hospital e relata os esforços empreendidos junto ao governo federal por ela e o senador Valdir Raupp, para que o Hospital seja implantado  o mais breve possível.

“Neste período, eu e o senador Raupp, agimos  irmanados com  a Unir e os membros da bancada federal para que o governo federal liberasse o quanto antes os recursos orçamentários para a conclusão do        Hospital da Unir”, disse a deputada Marinha. A parlamentar lembrou dos esforços para garantir os recursos no Ministério do Planejamento e  das ações feitas na Secretaria de Patrimônio da União para a cessão de uso gratuito do imóvel da União para a UNIR.

O senador Valdir Raupp destacou que a conclusão desse hospital da Unir é a saída imediata para resolver os problemas decorrentes dos cursos de medicina da Unir e de outras duas  faculdades privadas. Além do mais, uma parceria entre o governo federal e o governo do estado, através da Secretaria de Saúde vai resultar na disponibilização de leitos hospitalares para que a Unir e as faculdades privadas ofereçam a parte prática a seus alunos, disse Raupp. A maioria dos leitos deve ser destinada a Unir, defendeu o senador.

Ele frisou que uma boa notícia é que os cortes feitos ao Orçamento da União não atingiram o Ministério da Educação, este ano, o que em tese, garante as duas emendas em torno de R$  20 milhões,  cada uma, para a UNIR e o Instituto Federal de Educação Tecnológica(IFRO).

Ao final do encontro, o ministro Aloísio Mercadante informou que uma equipe técnica do Ministério estará, em Porto Velho, esta semana para avaliar as condições dos cursos de medicina oferecidos na capital e visitar o Hospital da Unir, em fase de conclusão. Da audiência participaram a reitora da UNIR, professora Berenice Tourinho, o coordenador da bancada, deputado Nilton Capixaba, além do prefeito  de Vilhena, José Rover.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*