TRE-RO inicia projeto para melhoria e padronização de processos de trabalho

Atento às mais modernas técnicas administrativas, o TRE-RO deu início às atividades para mapeamento, melhoria e padronização de seus processos de trabalho, visando à implantação de metodologia de gestão por processos.

Com o objetivo de mapear, melhorar e padronizar os processos de trabalho no âmbito da Justiça Eleitoral de Rondônia, o TRE-RO, após regular processo licitatório, contratou a empresa DOXA (Planejamento e Inovação), que será a responsável pela execução do projeto “Simplifique”, através de consultoria técnica especializada.

O projeto “Simplifique” busca a racionalização e melhoria dos processos organizacionais, alinhamento entre estratégia e operação, desenvolvimento da cultura de melhoria contínua e melhoria na capacidade de tomada de decisão gerencial.

O projeto busca, também, atender direcionamento do CNJ que, ao editar a Meta 5 de 2010 – Implantar método de gerenciamento de rotinas-, sinalizou aos Tribunais sua preocupação com modelos de gestão mais modernos, focados no alcance dos resultados esperados pela instituição e controles mais eficientes; bem como do TCU, que incluiu como item obrigatório do Relatório de Gestão 2012 das Unidades Jurisdicionadas a gestão sobre os processos finalísticos da instituição, que remete, igualmente, à gestão de processos.

Na tarde do dia 5 de junho, a ASPLAN (Assessoria de planejamento estratégia e gestão) promoveu reunião entre os membros do CATRE (Comitê Administrativo do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia) e os representantes da empresa DOXA, para apresentação do plano de trabalho da contratada.

Jones Madruga, um dos consultores contratados, explicou que será necessário o empenho e cooperação da alta gestão e de todos os servidores. “Num primeiro momento, os servidores terão a impressão de que haverá um aumento na carga de trabalho, porém depois que concluirmos o projeto de mapeamento e melhoria, o ganho será de todos” destacou o consultor.

A empresa DOXA vem trabalhando fortemente junto ao setor público e recentemente finalizou contrato com a prefeitura do Rio de Janeiro, oportunidade em que mapearam aproximadamente 40 processos de trabalho.

Na próxima semana a empresa DOXA apresentará cronograma de atividades que englobará capacitação dos servidores, identificação e elaboração da cadeia de valor, validação dos processos, simplificação e padronização, com atividades presenciais e não presenciais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*