Acir comemora exportação de carne de Rondônia para EUA

O senador Acir Gurgacz comemorou nesta quinta-feira na Comissão de Agricultura do Senado Federal, o início da exportação de carne de Rondônia direto para os Estados Unidos.  Até então, a carne de Rondônia era exportada para o Chile, de onde seguia para outros países.

O primeiro carregamento será feito em agosto pelo frigorífico JBS Friboi, de Vilhena. O senador Acir Gurgacz cobrou que os pedidos dos demais frigoríficos do Estado também sejam autorizados e viabilizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Essa abertura de mercado é muito importante para a economia do Estado e só temos é que comemorar, mas podemos ampliar muito nossa participação, uma vez que existem outros frigoríficos com o procedimento de exportação tramitando no Ministério da Agricultura, como o frigorífico Irmãos Gonçalves, e fazemos uma apelo para que eles também possam exportar direto para o mercado norte-americano”, frisou Acir.

Em junho deste ano, os embarques de carne bovina de Rondônia para o exterior alcançaram 8,5 mil toneladas. Com isto, Rondônia ultrapassou o Rio Grande do Sul em receita e volume embarcado de carne bovina, ficando entre os cinco maiores exportadores do País e o primeiro da região Norte.

O senador Jaime Campos, do Mato Grosso, também defendeu a necessidade do governo apoiar os pecuaristas e pequenos e médios frigoríficos. “Não só o mercado norte-americano é importante, como também o mercado chinês, e o governo federal precisa auxiliar os médios produtores a participarem deste mercado”, frisou Campos.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*