Conferência do Meio Ambiente está na fase final de preparativos

Conferencia-IIA Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já se encontra na fase das derradeiras providências com vista à organização da Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. O evento ocorrerá de 29 a 30 de julho nas dependências ji-paranaenses do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) e da Universidade Federal de Rondônia (Ifro). A comissão organizadora, liderada pelo secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Pereira de Andrade, e  pela coordenadora do evento, Kátia Regina Camila, é composta de 11 membros e reuniu-se nesta quarta-feira (17), na sede paço municipal, no primeiro distrito, para tomar decisões importantes e dar encaminhamento a muitas medidas de ordem administrativa.

Foram debatidos, por exemplo, ajustes na programação das atividades previstas como palestras e visita técnica ao Aterro Controlado;  a forma como serão processadas  as inscrições nos quatro eixos temáticos (Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental ), que nortearão as discussões durante esta etapa municipal; que entidades do município serão efetivamente convidadas a participar do evento; e quais as ações pontuais de divulgação como a instalação de faixas pela cidade, pit stops,  visitas às escolas e à mídia.

A escolha dos delegados para a etapa estadual foi um dos temas que mereceram mais cuidados neste encontro da comissão organizadora. A vereadora Márcia Regina, presente à reunião, lembrou que a conferência é um momento de conferir e, por isso, torna-se muito importante a devida qualificação daqueles que representarão o município na etapa estadual.  São dez as vagas reservadas a Ji-Paraná nesta outra fase e que precisarão ser escolhidos dentre gestores, administradores públicos e legislativos, representantes de movimentos populares e de entidades profissionais, acadêmicas e de conselhos profissionais, trabalhadores ligados a entidades sindicais, além de empresários ligados à atividade de resíduos sólidos e membros de organizações não governamentais com temática ambiental. O aspirante a delegado deverá ser obrigatoriamente maior de 16 anos e ter freqüentado ao menos 75% da programação da conferência. A  escolha dos delegados titulares e suplentes se dará no dia 31, no período da tarde, em votação durante sessão plenária.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*