Confirmado caso de H1N1 em Ouro Preto, paciente está no Cemetron em Porto Velho

Fonte: www.correiocentral.com.br Por Edmilson Rodrigues – Confirmado em Ouro Preto do Oeste o primeiro caso de paciente com Influenza A/H1N1, uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família da gripe.

A gripe A H1N1 é transmitida por um vírus que circula livremente, e é passada de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro, ou mesmo entrando em contato com objeto contaminado. Por que era chamada de gripe suína, muitos pensam que o vírus da doença é transmitido por quem come carne de porco.

A paciente que contraiu a gripe Influenza A tem 39 anos e trabalha como funcionária pública municipal. Ela está internada no Cemetron (Centro de Medicina Tropical) em Porto Velho desde o último sábado, e se recupera no balão de oxigênio devido à dificuldade respiratória, e o quadro é estável.

Todos os pacientes do Hospital Municipal Laura Maria Carvalho Braga, familiares ou pessoas próximas que tiveram contato com a paciente foram imunizadas, e receberam doses de remédio para 5 dias.

A prefeitura de Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria municipal de Saúde (Semsau), informou neste domingo que todas as providências estão sendo tomadas.

Na manhã desta segunda-feira, 05, os funcionários da prefeitura que trabalham na sede administrativa e tiveram contato com a paciente deverão receber a imunização, segundo informou Antônio Zenildo Tavares Lopes, assessor do gabinete do prefeito.

 

O próximo passo das autoridades de saúde pública é investigar como a mulher contraiu a Influenza A. Uma filha disse que ela não saiu da cidade, o que significa que o vírus pode estar circulando.

As pessoas viajam muito no interior do Brasil e a outros países, fazendo o vírus circular. A pessoa contaminada apresenta sintomas de 3 a 7 dias após infectado. O contágio de outras pessoas aparece até 7 dias após o inicio da doença.

Os sintomas comuns da doença são similares aos da gripe: febre alta e tosse, pode aparecer dores de cabeça, e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos e pode evoluir para uma sinusite ou quadro pulmonar grave.

É fundamental crianças e adultos a lavarem sempre as mãos com água e sabão porque pode tocar numa superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada, levar a boca e olhos e se infectar também. Cobrir os olhos e a boca quando alguém espirrar ou tossir, e evitar aglomerações é outras medidas de prevenção.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*