Ji-Paraná inicia substituição de pontes de madeira por concreto

Construao-de-galeria-de-conA prefeitura de Ji-Paraná está substituindo as pontes e pontilhões de madeira por galerias de concreto armado. O trabalho, segundo o prefeito Jesualdo Pires (PSB), será desenvolvido de forma gradativa, mas a intenção é substituir todas as pontes do município tanto na área urbana como na área rural.

Jesualdo esclareceu que a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), já está realizando o levantamento de todas as pontes e pontilhões do setor rural e área urbana para realizar a recuperação dessas passagens de acesso e escoamento da produção do Município. A intenção é realizar a substituição gradativa dessas pontes madeira por galerias tubulares e galerias de concreto armado.

Jesualdo afirmou que a prioridade é atender os casos mais urgentes. “Aonde der para recuperar, o serviço será feito com urgência nas pontes ou pontilhões de madeira e depois serão construídas as galerias de concreto ou de manilhas de cimento, conforme for o mais adequado”, explicou.

Para o secretário de Obras, Waldeci José Gonçalves, este serviço é fundamental, especialmente para as comunidades rurais que sofrem com as dificuldades de transitar e transportar a produção agrícola. “Principalmente quando uma ponte não resiste devido à deterioração, prejudicando todo um setor produtivo”, afirmou, ressaltando que muitas dessas pontes são de madeira e acabam quebrando em pouco tempo, exigindo manutenções caras devido à escassez cada vez maior de madeiras.

Nesta semana Jesualdo Pires esteve acompanhando as obras que foram realizadas na rua Gonçalves Dias, entre Monte Castelo e  Jamil Pontes, onde no local foi retirado o antigo pontilhão e construído um bueiro triplo de concreto. O prefeito também esteve na área rural, na estrada da farinheira próximo ao aeroporto José Coleto, onde foi construída uma galeria e recuperada a vicinal que dá acesso  à empresa Sebos Ji-Paraná e ao clube Lagoa Dourada.

 “A linha é o único acesso até a cidade de várias famílias de sitiantes que residem naquela região e também para empresa Sebos Ji-Paraná que gera cerca de 120 empregos diretos no município. Todos estavam enfrentando muitas dificuldades de trafego desde o fim do período chuvoso, inclusive os caminhões que levam os produtos da empresa estavam com dificuldades para transportar a carga”, disse Jesualdo ressaltando que a ponte de madeira apresentava problemas todos os anos.

Conforme o prefeito, foram investidos nestas duas obras cerca de R$ 255 mil, porém, a prefeitura tem previsão de mais R$ 3 milhões em emendas de parlamentares para serem investidos na substituição de pontes de madeira. “Temos emendas asseguradas de vários parlamentares da bancada federal e estadual que irão nos ajudar muito neste processo de substituição das pontes. Nossa intenção é que aos poucos tenhamos em toda área urbana e rural do município apenas pontes e bueiros com material mais resistentes”, informou o Prefeito.

1 Comentário

  1. NÃO PODEMOS MAIS ADMITIR PONTES DE MADEIRA DENTRO DA ÁREA URBANA DA NOSSA CIDADE.ESTE É O MOMENTO.
    APONTE DA LINHA ITAPIREMA, LINHA TERÁ QUE SER INCLUÍDA NESTE ROL DE OBRAS, POIS FORA RECUPERADA NA ” GESTÃO NICO,”, COM APOIO DOS CHACAREIROS, LOCAIS INCLUSIVE EU,ONDE EMPRESTEI UMA VIGA (CERNE DE IPÊ), QUE FAÇO QUESTÃO DE RECEBÊ-LA DE VOLTA QUANDO DA ESTA DARÁ LUGAR A PONTE DE CONCRETO.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*