Botafogo tem patrocínio da Telexfree

Assumpção admite preocupação com Telexfree, mas diz que dinheiro ‘pesou’

Presidente afirma que contrato do Botafogo é legal e vê mercado brasileiro em baixa: ‘Não tenho chance de pedir patrocínio de banco público’

Por Rio de Janeiro

O Botafogo gerou polêmica ao fechar patrocínio com a Telexfree, empresa que está sendo investigada no Brasil sob suspeita de atuar em um esquema de pirâmide financeira. O presidente do clube, Maurício Assumpção, declarou nesta quinta-feira, durante o “Redação SporTV”, que a receita gerada pelo contrato pesou na decisão pela parceria. O dirigente ressaltou que o mercado de publicidade voltado para o futebol no país está retraído e destacou que, apesar do polêmica envolvendo a companhia, o negócio é totalmente legal.

– É claro que havia essa preocupação. Do outro lado da balança, está a questão do recurso. O mercado está retraído. Pega os times de futebol e veja quem tem patrocinador de empresas privadas como o Botafogo. Se a presidente Dilma pedir à Caixa para encerrar todos os contratos com times de futebol, a coisa fica séria, feia. Não tenho chance de chamar um ministro e pedir o patrocínio de um banco público para mim. É complicado para o clube vender, o mercado está fechado. Tem os dois lados da balança. Não foi uma decisão fácil, mas eu como presidente tive que tomá-la – disse.

Camisa Botafogo Telexfree (Foto: Gustavo Rotstein)Dirigentes fecham patrocínio com Telexfree nos Estados Unidos (Foto: Gustavo Rotstein)

Assumpção disse que o contrato foi firmado com a vertente norte-americana da Telexfree que, segundo ele, atua no mercado desde 2002 e possui negócios em mais de 40 países. O dirigente ainda ressaltou que as investigações realizadas no Brasil sobre a filial ainda não comprovaram a existência de crimes. A empresa está impedida de realizar pagamentos e cadastros de divulgadores no Brasil desde 18 de junho de 2013 e é acusada pelo Ministério Público do Acre de operar um esquema de pirâmide financeira sob o disfarce de empresa de marketing multinível.

– A entrada do dinheiro seguiu todas as normas do Banco Central. Comprovamos e provamos que o dinheiro entrou de forma legal. Juridicamente, o contrato foi feito com a empresa americana. Entendemos que é um negócio lícito – disse Assumpção.

O presidente alvinegro ressaltou que outros clubes estão procurando a Telexfree em função do mercado de publicidade para o futebol estar fraco. Segundo Assumpção, o atual contrato master do clube com uma marca de bebidas a fez crescer 25% ao ano e foi apresentado como caso de sucesso para fechar a parceria nos Estados Unidos.

Assumpção afirmou que o patrocínio da Telexfree vai de encontro com objetivo do Botafogo de se aproximar do mercado de futebol nos Estados Unidos. O dirigente disse que o clube pretende lançar uma filial na liga do país em 2015.

– Em um determinado momento, percebemos que o mercado norte-americano é promissor, é o futuro. Botafogo tem interesse de estar estabelecido em 2015 no futebol dos EUA com um time. Entendemos que é fundamental ter a marca presente lá com um patrocinador americano – disse.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*