Não há porquê cancelar o Carnaval de Ji-Paraná

(Roberto Gutierrez) É compreensivo a decisão do prefeito Jesualdo Pires (PSB) de cancelar o Carnaval Popular em Ji-Paraná/RO preocupado com a possibilidade de aumentar o número de famílias desabrigadas durante o período carnavalesco. Entendo que não haveria necessidade para tanto: o número de famílias desabrigas é praticamente insignificante. Não há, sequer, a hipótese de calamidade pública.

A cheia do rio Machado com algumas dezenas de famílias desabrigadas faz parte do calendário pluviométrico de Ji-Paraná muito antes da cidade ter virado município! Então isso não é novidade nem para o avô, nem para o filho e nem para os netos que já são quase avós  que o lugar no qual moram pode até passar dois anos, mas no terceiro ano certamente a cheia vai desabrigar.

Muita gente até gosta porque ganha cesta básica e ainda sai no programa do Chico da Mata e da Silvia Cristina. Alguém pode dizer que seja exagero da minha parte quanto ao comentário que faço, mas tem um quê de verdade.

Se tivesse ocorrido um deslisamento de terra com dezenas de mortos ou uma catástrofe, uma epidemia, uma peste, entendo que cancelar o Carnaval seria correto.  Eu sequer vou ao Carnaval. Prefiro fazer um retiro espiritual ou ir para um hotel fazenda, mas entendo que, apesar de o Carnaval de Ji-Paraná Popular (hora cancelado) ser algo modesto, é de grande importância econômica porque faz circular dinheiro na cidade num momento em que o comércio está reclamando muito e o Tradicional Carnaval de Ouro Preto do Oeste não será realizado.

A verdade é que a prudência política demais, fez Ji-Paraná perder uma ótima oportunidade de se firmar como uma cidade capaz de fazer uma boa festa momesca, pois estaria sozinha, sem concorrência nessa empreitada.

1 Comentário

  1. Descordo de vc amigo, carnaval nem era pra existir, ele traz morte, desgraça, desobediência, fragelo, aumento das drogas, perda de dinheiro, alegria falça, desenfreamento, falta de limites e muitas outras coisas ruins, esta atitude de cancelar foi a melhor que já pude perceber. Até melhor do que a construção de um viaduto para turistas num lugar sem rede de esgoto. Pra que Carnaval no mato? Amo Ji Paraná, mas tenho pena das pessoas que se acham capazes de administra-la, porque mal saímos de um jardineiro que só plantava flores, entramos em placas multas e sinalizações. Só a misericórdia de Deus.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*