Jaques Testoni oferece primeiro curso de xadrez para professores

2732014-145933-jaq.jpg

O deputado Estadual Jaques Testoni (PSD), autor da Lei Nº 2.740, de março de 2013, em vigor no Estado que introduz o xadrez nas escolas públicas, prestigiou a abertura do curso, acompanhado da prefeita em exercício Joselita Araújo (PMDB) e Genedite Torres, coordenadora regional de ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
Professores da Escola Municipal Edna Carioca Gonzalez iniciaram na última semana o curso de capacitação de métodos de xadrez pedagógico, no Espaço do Xadrez do Teatro Municipal.
O deputado Jaques e o professor Elder estimularam os professores ao destacar que, a interação de estudantes com este esporte é uma forma de repassar capacidade de cálculo da lógica da matemática, desenvolve a autoestima e o senso ético. “Este é um dos projetos que eu mais tenho orgulho de ter contribuído ao longo do mandato de deputado. O emprego do xadrez como instrumento pedagógico já dá frutos, e está se multiplicando nas escolas do Estado”, valoriza.
O professor de educação física Elder Pedri Valença, coordenador do projeto de xadrez nas escolas de Ouro Preto do Oeste, disse: “Este projeto está se tornando realidade graças à visão positiva que a administração enxergou ao dar apoio à implantação da disciplina do xadrez nas escolas, ao esforço do deputado Jaques e sua equipe, e a aceitação pelos educadores das Secretarias Estadual e Municipal de Educação”.
O projeto de xadrez nas escolas apresentou números positivos destacado no evento com os professores. De setembro de 2013 até o momento, o Espaço do Xadrez aplicou o aprendizado a 200 estudantes da rede municipal e 150 alunos das escolas estaduais.

Competições
No ano passado, a cidade foi sede da 3ª Copa Ouro Preto de Xadrez, competição estadual que serviu para medir o quanto o esporte contribui na vida de alunos praticantes. A prefeita Joselita parabenizou o deputado e sua equipe, e disse que a adesão dos educadores é fundamental para o sucesso do projeto.
O médico pioneiro Ricardo Dias Llivi Ibãnes, adepto do xadrez, é um dos apoiadores do projeto, prestigiou a abertura do curso, e na ocasião defendeu que ensinar xadrez para crianças nos tempos atuais é imperativo: “Tem que dar disciplina para o indivíduo respeitar, o xadrez condiciona a criança a pensar antes de agir, a se sentar diante do adversário e respeitá-lo”.
De acordo com Genedite a Secretaria já definiu a graduação do professor Elder Valença como coordenador e formador do projeto de xadrez, “essa é uma forma levar a prática da atividade do xadrez a sério”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*