CPI da Petrobras, só no Senado

Tudo caminha para que a CPI da Petrobras vingue, mas apenas no Senado, casa na qual o governo consegue maioria para controlar. A oposição não vai conseguir fazer com que a CPI seja mista, e se ela acontecer no Senado, não tem como acontecer na Câmara ao mesmo tempo.

Aliados

Se os senadores de Rondônia, Valdir Raupp (PMDB), Acir Gurgacz (PDT) e Ivo Cassol (PP) são da base aliada à presidenta Dilma, se justifica não assinar o pedido para a instalação da CPI. Isso é Política. Aliados se protegem. Aliás, CPI da Petrobras em ano eleitoral, de nada adianta para o País a não ser como instrumento politiqueiro.

Premeditado

Há dois anos e meio a oposição sabia dos problemas quanto à compra da refinaria Norte-americana, não instalou a CPI na época porque preferiu deixar para tentar fazê-la em ano eleitoral. Poderia tirar o brilho do julgamento do Mensalão. Isso prova que a oposição não está nem aí para os problemas, mas, usar de todas as armas para chegar ao poder. Falo isso mesmo não sendo a favor do governo Dilma.

Diagnostico

Agora vamos aos fatos: por que a Petrobras está em maus lenções? Se falarmos em roubalheira, é muito superficial. A Petrobras foi usada como instrumento para controlar a inflação. Se o governo tivesse dado todos os aumentos do combustível como deveria ser feito, as ações dela não teriam desvalorizado. Por outro lado, a crise que ocorreu nos Estados Unidos por conta da bolha imobiliária, a expectativa de baixo crescimento da China, a Europa virando uma torre de babel por conta da crise econômica afetada pela falta de gerenciamento e dos gastos públicos descontrolados, a economia brasileira sofrendo muita pressão, o governo fazendo de tudo para segurar a inflação com a receita das taxas de juro; enquanto isso nossa taxa de crescimento minúscula, imagine isso tudo somado a altas constantes do petróleo? Estaríamos hoje numa situação de inflação maior e o risco Brasil estaria nas nuvens. Portanto esse tema é muito sério para a oposição tentar fazer gracinha sendo que o maior objeto é apenas destruir para chegar ao poder. Portanto, a Petrobras foi usada para segurar a economia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*