Coluna do Gutierrez – Cassol perde a noção ao se defender

Curiosidade

A Câmara dos deputados Federais aprovou neste ano o fim do voto secreto. Isso foi motivado por conta da não-cassação do ex-deputado Natan Donadon, cuja votação, na época manteve  parlamentar com o mandato, mesmo estando preso.

Em Ji-Paraná/RO, o fim do voto secreto aconteceu em 2000, quando o ex-vereador Leudo Buriti, conseguiu aprovar o projeto que era de autoria dele. Em 2005, foi a vez da Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale) a colocar um fim no voto secreto. Esse projeto também foi do ex-deputado Leudo Buriti.

 

Alerta

Erros técnicos. Assim foi o parecer do Tribunal de Contas de Rondônia com relação ao exercício de 2012 da prestação de contas da Secretaria de Segurança Pública na gestão de Marcelo Bessa. O TCE deu prazo de 15 dias para que o ex-secretário apresente justificativas, acompanhadas de documentos que entenda necessários, para sanar estas e outras irregularidades apontadas pelo corpo técnico, concedendo-lhe o direito à ampla defesa. Marcelo Bessa deixou o cargo de Secretário de Estado no início deste mês para disputar uma vaga de deputado federal.

 

Devaneios

Cassol está perdendo a noção das coisas: ao invés de se defender sobre o fato de a Procuradoria Geral Eleitoral pedir a cassação do diploma dele, ataca um advogado e a ex-senador Fátima Cleide do PT, partido que ele está querendo colocar a mulher, dona Ivone Cassol de vice do Padre Ton para governo de Rondônia.

 

Chantagem

Cassol, além de não falar nada sobre a defesa que está fazendo para se livrar do processo, ou seja, abrir o jogo com o cidadão, aplica essa chantagem emocional: “Sou senador e cumpro as Leis. Mas acima de tudo sou cristão, sou fiel aos mandamentos do Senhor e vou continuar orando, em público ou no silêncio da minha casa, independente de ter ou não ter mandato nem de ser condenado ou absolvido por qualquer Tribunal”.

 

Confuso

É claro que o episódio na Igreja Mundial em Rolim de Moura, na qual Ivo Cassol compareceu, não teria como mudar um resultado todo de uma eleição. Mas não é o resultado da eleição que está em Jogo, e sim se teve ou não crime eleitoral!

Quer dizer então se existir crime eleitoral, mas isso não interferir no resultado, não é crime?

 

Marketing

O prefeito Mauro Nazif empossa operadores de máquinas pesadas e diz que em pouco tempo vai mudar a cara de Porto Velho. Isso está parecendo música: ♫ Ah, minha cara mudei, ♫ mas por dentro eu não mudo♫.

 

Conceito

Porto Velho não precisa mudar a cara, mas, sim, a mentalidade de quem a governa. Imediatismo não leva a lugar algum. O que porto Velho preciso que a população passe a sentir orgulho de sua cidade, que cada um contribua ao não jogar lixo na rua. Limpar a frente da casa, porque apesar de quem está no poder, Porto Velho tem vida própria e uma população maravilhosa.

 

Estatal

Alguma coisa não anda bem: a Eletrobras tem recorrido a empréstimos para pagar salários, e sua subsidiária Eletrosul já colocou a sede à venda pelo mesmo motivo. Perguntar não ofende: como estará a situação da Eletronorte? Vamos torcer para que esteja bem.  Por falar em Eletronorte, a Capital de Rondônia é a que registra o maior número do estado de furto de energias. Não é em quantidade, mas em percentuais. O pior é que esse furto acaba sendo computado no custo da geração e é dividido com todo mundo na hora de calcular o valor da tarifa.

 

Ineficiente

O Conselho Municipal Antidrogas de Ji-Paraná, criado por lei municipal desde 2002, não funciona. Pelo foi isso que a vereadora Márcia Regina (PT) denunciou na sessão desta terça-feira em sessão da Câmara.  Segundo a vereadora, n dia 27, às 16 horas, vai acontecer um debate sobre o Conselho Municipal da Juventude na Câmara Municipal. Será discutido os deveres e direitos constantes no estatuto da juventude, bem como as principais aspirações da juventude, além da mobilidade urbana.

 

Desperdício

Se você está de passagem marcada para ir a São Paulo, fique sabendo que o governador Geraldo Alckmin mandou proibir o uso de bidê para contribuir com a economia de água.  Tem gente que costuma ficar mais de meia hora sentado no bidê curtindo o jatinho de água. Muitos até ficam de olhos virados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*