Análise revela quem pode vingar na disputa de deputado federal em Rondônia

Dos 94 candidatos a deputado federal nestas eleições em Rondônia, posso assegurar que, no máximo, 25 estão na disputa com alguma chance de se eleger. Esses 25 nomes estão divididos em coligações que dão sustentação a Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB), Ivo Cassol (PP) e Padre Ton (PT) – os quatro candidatos a governador.

 Referência

(Vale lembrar que isso não é fruto de pesquisa, mas análise de quem acompanha eleição política em Rondônia desde o tempo que o médico Leônidas Rachid (ARENA) disputava eleição de deputado federal contra Jerônimo Santana (MDB). E pensar que o Território só tinha uma vaga para deputado federal.

Palpite

Mesmos faltando algumas definições quanto ao registro de alguns candidatos por impossibilidade quanto à ficha suja, e possível arriscar dar nomes aos que realmente poderão se despontar.

Confúcio

Na coligação de deputado federal que apoia Confúcio Moura (PMDB/PDT/PTB) é possível que ela consiga fazer quatro deputados. Entre os nomes mais famosos estão Marinha Raupp, Nilton Capixaba, Lindomar Garçon, Lúcio Mosquini Marcelo Bessa, Marcos Rogério, Hernandes Amorim e Amir Lando.  Se Garçon não puder ser candidato, é possível dizer que a quarta vaga dessa coligação estaria ameaçada, digamos que em 50%. Mas, segundo fontes, o advogado de Lindomar Garçon não acredita em impugnação definitiva.

Cassol

A coligação de deputado federal que apoia Jaqueline Cassol (PP/PR/PV) poderá fazer uma vaga, mas para isso, a candidatura de Joarez Jardim precisa ser mantida, caso contrário, a única vaga será bem apertada. Entre os nomes famosos estão Luiz Cláudio, Sheila Cassol, Flávio Lemos, Ivan da Saga, Rosária Elena e Joares Jardim.

Expedito

Na coligação de deputado federal que apoia Expedito Júnior (PSDB/DEM/PSC/SDD) ao governo, é possível fazer duas vagas. Isso se torna possível porque a Solidariedade será mantido na coligação.  Entre os nomes famosos estão José Bianco, Marina Carvalho, Agnaldo Munis, Expedito Netto, Edgar do Boi e Guilherme Erse.

Padre Ton

O Partido dos Trabalhadores, que tem à frente o candidato a governador Padre Ton, poderá fazer uma vaga. Entre os nomes famosos do partido estão Roberto Sobrinho, Fátima Cleide, Anselmo de Jesus e Itamar da Cut.

Bola de cristal 

É muito arriscado tentar dizer quem se elege (a campanha mal começou!), mas, em meio a 94 candidatos, penso que os oito eleitos e os três primeiros suplentes de cada estão incluídos nesta análise. Façam suas apostas. (Roberto Gutierrez é jornalista e acha que pode dar uma de analista político.)

3 Comentários

  1. concordo ja tinha dito isso pra um amigo , fiz uma conta igual essa , mas quem será os oito ? ai vc podia dar uma ajudinha gutierrez.

    • Coligação do PMDB não é difícil, mas coligação com possibilidade de uma ou duas vagas, é mais complicado acertar.
      Obrigado, amigo, por ler nosso material. ajude a divulgar. Ah, parabéns pelo neto, Lobo -Mal!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*