HUMOR E APREENSÃO: DISCURSO DE IVO CASSOL GERA PIADAS E AO MESMO TEMPO PREOCUPAÇÃO

Pronunciamento de Cassol vira alvo de piada

Brincando ou levando a sério, Ivo Cassol vai sobrevivendo
Brincando ou levando a sério, Ivo Cassol vai sobrevivendo

(Mais Rondônia) No discurso onde anunciou que estaria se licenciado do mandato no Senado para se dedicar à campanha eleitoral, o senador Ivo Cassol (PP-RO) teria novamente metido os pés pelas mãos. Na certa, mais uma vez os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Acir Gurgacz (PDT-RO) foram alvo de brincadeiras dos colegas devido a um pronunciamento de Cassol.
O que mais teria causados risos nos senadores foi a frase afirmando que a irmã Jaqueline tem no sangue o DNA dos Cassol. Senadores teriam aberto um sorriso muito maior nesta frase do que no momento em que ele afirmou que Jaqueline é o “Ivo Cassol de saia”. Teria passado a impressão de que para fazer uma boa administração é necessário ter o DNA dos Cassol.
É claro que os adversários deitaram e rolaram em cima das declarações. Começaram uma série de considerações, afirmando, por exemplo, que ao citar que a irmã tem o DNA dos Cassol, o senador licenciado estaria querendo dizer que ela tem disposição para trabalhar. Não estava nem pensando nos diversos processos aos quais ele responde, nem nas condenações na Justiça.
Teria sido melhor se Ivo Cassol tivesse detalhado mais, explicando o que passava pela sua cabeça naquele momento. Os adversários políticos, é claro, só pensavam nas acusações feitas ao senador pelo Ministério Público. Nesse sentido não é bom falar em DNA.
Outro ponto que teria arrancado risos é quando Ivo Cassol fala de seu primeiro mandato como governador. Cassol disse que eram contra ele 21 dos 24 deputados estaduais, os oito deputados federais e os três senadores. Dos 32 parlamentares, pelo jeito, nenhum prestava. Os bons seriam Ivo e mais três, contra 32 ruins.
A comparação não é nada boa, porque é de se esperar que a maioria tenha razão. Pode haver casos em que um pouco menos da maioria tenha razão. Mas é difícil convencer alguém de inteligência mediana que 32 dos 35 parlamentares estejam errados e que um governador esteja certo.
Em outras palavras, em Rondônia havia um bando de tapados misturados com corruptos, todos eles errados, e que havia um governador que estava certo. Para alguns dos senadores que acompanharam o discurso de Ivo Cassol teria restado sorrir, enquanto esperavam o fim da sessão para tirar umas brincadeiras com Raupp e Acir.
No senado, quem menos corre, voa. Lá estão grandes políticos brasileiros, por isso a peneira é fina. Discursos como o de Ivo Cassol correm o risco de virar piada, principalmente quando alguém que no próprio discurso admite ter problemas para ser candidato diz que um candidato tem o seu DNA. Um discurso assim pega mal para Rondônia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*