Trnasparância – Acir tornará seu mandato mais participativo

Acir no meio do povoA participação da população de Rondônia e de todo o Brasil na discussão de seus projetos de lei e dos principais temas de interesse no Estado e do país tem sido uma marca do mandato do senador Acir Gurgacz. Para cada projeto, para cada tema, Acir tem conversado com as pessoas e feito audiências públicas para consultar a população antes da tomada de decisão.

Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, Acir criou, em 2011, um ciclo de debates e palestras com a participação direta da população, através da TV Senado e das mídias sociais na internet. A experiência, inédita no Senado, logo foi copiada pelas demais comissões e forçou uma mudança na forma de realização das audiências públicas, que só permitia a participação dos senadores e autoridades convidadas.

Hoje, a realização de audiências interativas, com participação popular via internet, se tornou uma prática comum nas principais comissões temáticas do Senado, mas Acir pretende ampliar ainda mais o nível de participação da  população em seu novo mandato. “Creio que já estamos preparados para receber contribuições da população na elaboração dos projetos de lei e em todas as etapas do processo legislativo”, salienta.

Acir pretende estimular essa participação através dos portais online já existentes no Senado, como o Alô Senado e o e-Cidadania. Além de continuar realizando as audiências interativas, Acir vai submeter os seus projetos de lei à consulta pública na internet e submetê-los a votação on-line de forma simultânea a tramitação nas comissões do Senado.

“Hoje temos ferramentas para transformar o nosso mandato cada vez mais participativo e transparente e este é o princípio mais caro da democracia representativa, onde o político tem que estar em sintonia com a vontade do povo durante o exercício do mandato”, justifica Acir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*