Ceplac de Rondônia Nasceu na Taba do Cacique

Roberto Gutierrez – A Taba do Cacique, casa noturna de Porto Velho que pegou fogo no fim de agosto de 2008, representa parte da história de Rondônia. Pelas mesas aconteceram conversas, conchavos políticos e embriões de idéias que mexeram com o extinto Território Federal, bem como com o Estado de Rondônia.

Frederico Álvares-Affonso
Capitão Silvio de Farias

Ceplac e a Taba do Cacique
Os acertos para a instalação da Ceplac em Rondônia começaram na Taba do Cacique. Dia 21 de abril de 1971. O encontro de Assis Canuto (Executor do Incra) com Frederico Afonso (Chefe da Ceplac) foi marcado para às 22 horas na Taba. Acompanhado do Capitão Silvio de FariasCanuto saiu do Incra, que era na Gonçalves Dias, e foi ao encontro. Ambos chegaram, sentaram-se à mesa com mais outras pessoas e começaram a conversar. Nesta altura o garçom Ypojucã já havia servido a sopa (aliás, a Taba, naquela época, tinha uma sopa maravilhosa). De repente, Canuto olha pro relógio e comenta que estava ali para conversar com Frederico e o mesmo ainda não havia chegado. Para surpresa, Frederico estava sentado ao lado de Canuto. Ambos não se conheciam. Naquela noite foi traçada a política do Cacau para Rondônia cuja implantação foi no Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto (PICOP) – Atualmente, Ouro Preto do Oeste.

Assis Canuto

# Quem me contou essa passagem foi o próprio Assis Canuto, que lamentou muito o incêndio que destruiu a Taba do Cacique. Segundo Canuto, muitos conchavos políticos aconteceram na Taba. “Precisamos fazer uma campanha para reerguer a Taba, que representa muito para a história de Rondônia”.

5 Comentários

  1. Comentei no Face a respeito do capitão Sílvio, que era do INCRA, e depois trabalhou na regularização da área urbana de PVH, tendo eu colaborado na parte jurídica, e na transferência do patrimônio da extinta EFMM, passando do patrimônio da União para o de Rondônia. Um grande batalhador!

    • Meu adorável e perspicaz Nivalmar, Cabaré (do francês cabaret) é um local destinado a shows com mulheres. Pode ser também uma boate ou uma casa noturna com apresentações sensuais de go-go-girls.Só que a mulherada dos maridos da época, o chamavam mesmo de Puteiro.

  2. Morei em muitos estados deste país, porém uma identidade igual a Rondônia não existe, engraçado eram brasileiros de todos os estados, porém parecia que todos ali se encontravam estavam com os mesmos objetivos. Quando cheguei em 1978 encontrei a malaria a leishmaniose, o calor era acima da media, falta muitas vezes a enenergia, porém éramos todos conscientes de quem viria morar em Rondonia poderia ser muito util e com certeza bastava ter coragem e força de vontagem que a oportunidade iria surgir. Foi uma experiência de vida fantastica. Clovis Jose Rohr

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*