Abertura da II Semana da Educação acontece na Câmara de Ji-Paraná

semana educaA Sessão Solene para a abertura oficial da segunda Semana da Educação, em cumprimento a Lei nº 3016/2013, aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Ji-Paraná. A Sessão foi formalizada, através de um requerimento, pela Comissão de Educação e Cultura, que é composta pelas vereadoras Márcia Regina (PT), Ida Castro (PV), que foi representada pela filha Taísa Fernandes, e Silvia Cristina (PDT), que foi representada por Lígia Maciel. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB), vereadores Edilson Vieira (PMDB), Joaquim Teixeira (PMDB), Júnior do Postinho (DEM), Lorenil Gomes (PSC) estudantes, professores, autoridades, entre outros.

“A Semana da Educação acontece até a próxima sexta-feira (7), visando oportunizar momentos de estudos e troca de experiências, através de atividades que explorem as competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, priorizando o trabalho prático e reflexivo”, comentou a vereadora Márcia Regina (PT), que destacou a importância de melhorias na qualidade de ensino. Diversas escolas fizeram uma exposição de trabalhos artísticos e manuais desenvolvidos pelos alunos no pátio da Câmara.

ABERTURA – A abertura do evento foi realizada com a apresentação cultural Coral dos estudantes da Escola Almir Zandonadi. Em seguida Márcia Regina (PT) comentou que a ideia de realizar esta Semana surgiu durante a Conferência Nacional de Educação Conae/2014 – Etapa Municipal. “A criação desta Semana na agenda de compromisso do município permite ao Poder Público conferir transparência aos atos praticados em prol da Educação Municipal, viabilizando a participação da sociedade na escolha dos caminhos a serem percorridos em prol da busca pela excelência em nosso sistema educacional. Um momento muito propício para coletivamente analisar os índices aferidos as unidades escolares a partir das diversas avaliações interna e externa”, afirmou a vereadora, autora do Projeto de Lei nº. 3016/2013, que institui a Semana Municipal da Educação e inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Ji-Paraná, com o compromisso de avaliar e propor melhorias pela Educação.

Os vereadores comentaram sobre a importância deste evento para avaliar e propor melhorias pela Educação e a importância da valorização profissional, que com certeza dará bons frutos para a sociedade. “O professor tem que ser valorizado, pois é o professor que move esta nação em todas as áreas da sociedade”, ressaltou Nilton Cezar Rios (PSB).

EDUCAÇÃO – A secretária municipal de Educação, Leiva Custódio relatou as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem 29 escolas, atendendo 6.767 estudantes, sendo 2.577 na Educação Infantil, 3.412 no Ensino Fundamental e 778 Educação da EJA; Detalhou os trabalhos das Superintendências de Administração, de Apoio Técnico, de Ensino e de Gestão Escolar; Programas; Capacitações; Formações; Atendimento educacional especializado; Transporte escolar; Educação no campo; Telecentro; entre outros assuntos. “O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) demonstrou o comprometimento de todo mundo e que temos ótimos profissionais”, ressaltou Leiva Custódio.

O coordenador regional de Educação, José Antônio de Medeiros Neto disse que Ji-Paraná tem 42 escolas estaduais, sendo 12 escolas indígenas, atendendo mais de 22 mil estudantes, e comentou sobre as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE)- Pólo Ji-Paraná, programas, Formação Continuada, Gestão Democrática, Educação Especial, Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Suporte Administrativo Pedagógico e Financeiro às escolas, Suporte Administrativo as Unidades escolares, entre outros assuntos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*