Doação e transplantes de órgãos são temas de fórum em Cacoal

DSC05401-570x380
Fórum sobre captação e transplante de órgãos será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal

Na próxima quinta-feira (13), acontece em Cacoal um fórum sobre doação de órgãos e transplantes. Com início às 14h, o encontro será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal, tendo como público alvo profissionais da saúde.

De acordo com Risany Jacony, assistente social da Comissão Intra Hospitalar de Doação e Captação de Órgãos do Hospital Regional de Cacoal (CIHDOTT), “o Fórum tem como objetivo principal capacitar, orientar e sensibilizar profissionais da saúde a respeito da doação e captação de órgãos, ampliando o conhecimento de todos”.

Desde que foi criada a CIHDOTT em Cacoal, o Hospital Regional realizou seis procedimentos de captação de rins e córneas. De acordo com a assistente social, este número só não é maior porque em muitos casos as famílias se negam a aceitar a captação de órgãos. “Ao longo de quase três anos, houve várias oportunidades de realizar procedimentos de captação de órgãos, mas não foi possível devido a negativa da família. Por isso queremos neste fórum abordar a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas e encontrar formas de sensibilizar a comunidade para a doação de órgãos”, enfatizou Risany.

PROGRAMAÇÃO

O Fórum “Doação e transplante de órgãos para salvar vidas” contará com a realização de diversas palestras, entre elas: Importância da doação e transplante de órgãos; estatísticas de captação e transplantes em Rondônia; Diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores; atuação do CIHDOTT e; Procedimento de Captação e indicação do transplante de córneas.

Além das palestras, o fórum contará com o testemunho de pacientes com insuficiência renal crônica. O jornalista e apresentador Genésio Lima, pioneiro no município de Cacoal e o presidente da Associação de Renais Crônicos do Estado de Rondônia, Jonas Cavalcante, darão seus testemunhos ao final do evento.

O Fórum “Doação e Transplante de Órgãos para salvar vidas” está sendo organizado pelo governo de Rondônia, através da CIHDOTT – HRC, em parceria com o Centro de Diálise de Cacoal – TRS, Liga de Estudantes de Nefrologia da Facimed e Ciap Educacional.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom – Governo de Rondônia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*