Fatos que marcaram a sessão da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná/RO

22ª SESSÃO

Em Sessão Ordinária nesta terça-feira (25), presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Nilton Cezar Rios (PSB), com os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT), foram aprovados projetos e requerimentos.

 

REPOSIÇÃO

Para o Distrito de Nova Londrina o presidente Nilton Cezar Rios (PSB) solicita a reposição de lâmpadas nas ruas Eloy de Carvalho, Saulo Alcântara, João Vilas Boas, Tancredo Neves, Rio Janino, Nova Londrina, Rondônia, Aguinaldo Meijer e na avenida Jorge Teixeira.

 

INVESTIMENTO

Na última semana começou a utilização de mais um mamógrafo, eletrocardiograma e tomografia computadorizada no Hospital de Ji-Paraná. O investimento é de emenda do senador Acir Gurgacz. A informação foi dada em discurso pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB), que salientou a competência do senador.

 

DRENAGEM NA BR

O vereador ressaltou que tem visitado constantemente as obras de drenagem na BR-364. A obra é fruto de solicitações do edil Edivaldo Gomes, que há 2 anos acompanha e solicitou estudo no local, quando detectou falhas no projeto de duplicação em relação a drenagem. Edivaldo salientou que o vereador Lorenil Gomes (PSC) teve aprovado requerimento pedindo a ampliação do canal do Igarapé Dois de Abril no perímetro de vazão da rede pluvial na BR 364, por isso parabenizou o membro da Casa pela inciativa.

 

JARDIM FLÓRIDA

Na última quarta-feira Edivaldo ressaltou que a Eletrobras mais uma vez estava cortando os rabichos no Jardim Flórida, no final da rua Amazonas, fruto de ocupação que já chega há 15 anos. Gomes pontuou sobre as necessidades dos moradores, que querem um serviço básico. Edivaldo mostrou ofícios protocolados na Eletrobras e órgãos públicos para garantir a energia no local.

 

JARDIM FLÓRIDA II

Várias cobranças e respostas foram detalhadas por Edivaldo, que explicou que todas as determinações da Eletrobras foram cumpridas e que as promessas não foram cumpridas. Ele encontrou na ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) a forma de conseguir o benefício, que foi decretada pelo prefeito Jesualdo Pires e segundo Edivaldo, “não bastou para que a Eletrobras cumprisse a promessa”. A questão foi protocolada no Ministério Público pelo vereador.

 

ELETROBRAS

Lorenil Gomes (PSC) questionou a Eletrobras pela conta alta de energia. “Somos solidários as causas contra a Eletrobras, há muita burocracia e pouco resultado”, falou.

 

IGARAPÉ DOIS DE ABRIL

O vereador Lorenil Gomes (PSC) falou que apresentou requerimento para a ampliação do canal do Igarapé Dois de Abril, no perímetro de vazão da rede pluvial da BR 364, próximo ao antigo Caipirão. Ele salientou que o Dnit está executando a obra de ampliação, mas que é necessário a ampliação para comportar as águas.

 

EDUCAÇÃO

Funcionários da Semed querem ter o salário igual da Secretaria de Obras. A questão foi levada ao vereador Lorenil Gomes (PSC) que pontuou que vai verificar a questão. Lorenil também agradeceu o senador Acir Gurgacz pelo investimento na área de saúde de Ji-Paraná.

 

ANEL VIÁRIO

Lorenil se queixou das crítica a obra do Anel Viário. Ele disse que as obras pararam e houve críticas e logo que começaram também houve críticas. Segundo ele, não há análise da questão, apenas opiniões baseadas em conjecturas.

 

BAIRRO JI-PARANÁ

Neste final de semana, Lincoln Astrê (PP) disse que visitou alguns bairros, entre eles, o Ji-Paraná e que há muitos problemas, principalmente a poeira.

 

FEIRANTES

Ontem (24) houve sessão solene para agradecer todos os feirantes de Ji-Paraná. Segundo Lincoln Astrê, foi justa a homenagem para os que levam a comida nas feiras do município e mercados. Ele agradeceu os vereadores presentes e amigos e parentes dos feirantes. Lincoln salientou que esta é a primeira homenagem feita à classe no estado.

 

ENERGIA

No próximo dia 30 haverá mais um reajuste da tarifa de energia elétrica da Eletrobras, de acordo com Lincoln Astrê. Ele ressaltou que é o quarto aumento no ano. Contra esta questão ele pretende fazer uma mobilização nas ruas. Sobre a água, Lincoln afirmou que o problema com a Caerd continua.

 

HOSPITAL

Silvia Cristina (PDT) enalteceu o trabalho do senador Acir Gurgacz (PDT) pelo investimento na saúde de Ji-Paraná. Ela citou que vários municípios usam o Hospital Municipal de Ji-Paraná e que poucos investem em sua estrutura. Ela citou que para fazer uma tomografia muitos gastavam até R$ 1 mil e que agora terão este serviço gratuito graças ao senador, em parceria com o prefeito

Jesualdo Pires. Ela também ressaltou que em breve outro mamógrafo será instalado no Hospital de Câncer com o apoio do município.

 

DIREITO DE VIVER

No próximo dia 29 será feito o lançamento do Leilão Direito de Viver que tem um novo presidente, Sérgio Ferreira. O anúncio foi feito pela vereadora Silvia Cristina. O leilão será no dia 10 de outubro no parque de Exposições.

 

MÁRCIA REGINA

Silvia Cristina (PDT) leu a justificativa da vereadora Márcia Regina (PT) que está em Encontro sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). A presidente da Comissão de Educação e Cultura, em sua justificativa, também relatou sobre o III Seminário de Educação no Campo. Ela agradeceu os participantes, a equipe da Semed em nome da Secretaria Leiva Custódio, a coordenadora Janete de Araujo, em nome do professor Antonio Pena, e aos professores de São Mateus do Espírito Santo, José Roberto, secretário de Educação e Francisco Rodrigues, coordenador de Educação no Campo.

 

ALARGAMENTO DA PONTE

Edilson Vieira (PMDB) falou sobre o processo de alargamento da ponte. Muitos, segundo ele, queixaram-se da demora no término, mas ele enalteceu que o benefício passou por entraves, mas que o governo cumpriu o prometido. “A cidade está crescendo através destes investimentos”, falou. Ele parabenizou a deputada Marinha Raupp, Valdir Raupp, e o senador Acir Gurgacz. Edilson também agradeceu o secretário de Obras, Waldeci Gonçalves. “Ele tem trabalhado muito para resolver problemas, alguns que tem até mais de 30 anos”, pontuou.

 

CAERD

A Caerd foi alvo de críticas do vereador Anderson Prudente (PSD). Ela se queixou da falta de água e a obra realizada após abertura de buraco em asfalto. Anderson ressaltou que precisa ser feito um trabalho de investigação para solucionar este caso urgentemente.

 

TRABALHO

Anderson também agradeceu o senador Acir Gurgacz. Também exaltou o trabalho da bancada federal, ao deputado estadual Airton Gurgacz e ao prefeito Jesualdo Pires. “Sou crítico do executivo, mas quando há um bom trabalho eu elogio”, ressaltou. Anderson agradeceu ao secretário de Saúde Renato Fuverki pela postura à frente da pasta. “Ele correu atrás do terreno para garantir o investimento de R$ 500 mil para o Centro de Especialização, fruto de emenda do ex-deputado Moreira Mendes, de minha indicação. Agradeço muito o Renato que me conhece desde antes de ser vereador, conhece a minha história”, falou.

 

CAIXA DE ESGOTO

O vereador Edílson Vieira (PMDB), solicitou que seja encaminhado ofício ao executivo pedindo a construção de uma tampa de concreto em caixa de esgoto na rua Rio Tapajós com a avenida Porto Velho, no bairro Dom Bosco. E, em frente ao centro Educacional Infantil Professora Miriã Trajano Lopes, Edilson solicita que seja instalada uma faixa de pedestres.

 

GINÁSTICA

Edilson Vieira também pede a instalação de aparelhos de ginástica na praça do redondo, bairro Parque São Pedro, localizada na avenida Mato Grosso. Também no Parque São Pedro, o vereador pede a limpeza e conservação da Praça.

 

LIXEIRAS

A instalação de lixeiras na avenida Marechal Rondon, nos dois sentidos, da via, será solicitada à prefeitura, por meio de requerimento aprovado do vereador Edilson Vieira (PMDB). Ele também pede que se envie um caminhão pipa ao menos duas vezes por dia, na rua Rondônia, no bairro Bosque dos Ypês II.

 

ILUMINAÇÃO

A expansão da rede de iluminação pública na rua Terezinha da T-24 a T-25 foi alvo de requerimento da vereadora Silvia Cristina (PDT). Será oficiado documento ao executivo para, conforme ela salienta, dará mais segurança ao local.

 

PROGRAMA

A criação de programa de capacitação profissional para idosos será pedida pela Câmara ao executivo. O requerimento é de autoria de Silvia Cristina (PDT) que também pede a criação de Programa de Geração de Renda para as Mulheres.

 

BOMBEIROS

A contratação de bombeiros civis nas repartições públicas do estado foi solicitada também pela vereadora Silvia Cristina (PDT), que também pede ao executivo a pavimentação das ruas externas do Cemitério da Saudade no 2º Distrito.

 

TENENTE ANTÔNIO JOÃO

Pavimentação por massa asfáltica ou bloquete, da rua Tenente Antônio João, no bairro Nova Brasília, será solicitado ao executivo pelo vereador Affonso Cândido (PSDC).

 

RUAS

O vereador Lincoln Astrê (PP) pede providências para que seja realizada a pavimentação da rua Menezes Filho, entre as ruas das Pedras e Amazonas, no bairro Urupá. Em relação a vias urbanas, também pede a abertura da rua Seis de Maio, entre as ruas Rio Jamari e dos Universitários, nos bairros Dom Bosco e Parque São Pedro.

 

CONSTRUÇÃO

Lincoln (PP) também pediu a construção de pista de caminhada no bairro Nossa Senhora de Fátima; uma praça Ecológica com arte em Pneus, no bosque dos Ipês; e quadras poliesportivas no bosque dos Ipês.

 

HOMENAGEM

Foi aprovado requerimento da vereadora Márcia Regina (PT) para Moção de Aplausos a escolas Públicas Federal e Estadual pelo índice alcançado no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji-Paraná – IFRO, EFA – Escola Família Agrícola, Escola Jovem Gonçalves Vilela, Gonçalves Dias, Júlio Guerra, Rio Urupá e Aluízio Ferreira.

 

HOMENAGEM II

Márcia Regina (PT) também é autora de requerimento aprovado para Moção de Aplausos aos Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação do Comércio (Fecomércio) com o projeto Sonora Brasil.

 

PAVIMENTAÇÃO

Ofício, a pedido de Márcia Regina será encaminhado ao executivo pedindo a pavimentação da rua Joaquim Francisco de Oliveira (T-24) com início na rua Governador Jorge Teixeira (K-5) final da rua Pastor Paulo Macalão. O local é um dos principais acessos às escolas Janete Clair e Adão Lamota. Também será pedido pavimentação das ruas Santa clara, Colorado do Oeste, Ipê e Tubarão no bairro Cafezinho.

 

SAÚDE

O prefeito também receberá documento requerendo agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atender as áreas do bairro Cafezinho e União II, de autoria de Márcia Regina.

 

CANALIZAÇÃO

Ao executivo será solicitado pelo vereador Joaquim Teixeira (PMDB) a canalização do bueiro na rua Brasiléia, no bairro São Pedro.

 

 

—————————————————————————————————————-

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

 

Aprovado Projeto de Lei nº 2550 que dispõe sobre “Autorização para o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Federação de Motociclismo do Estado de Rondônia, para repasse de recursos financeiros, e dá outras providências”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*