Temas que marcaram a ação dos Vereadores de Ji-Paraná nesta semana

Sessão

A 25ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (15), foi presidida pela vereadora Márcia Regina (PT) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Bombeiro Civil

Um dos projetos aprovados foi o nº 3407/2015, que “Dispõe sobre a regulamentação, formação e normatização das atividades de bombeiro civil, no âmbito do município de Ji-Paraná”. A vereadora Silvia Cristina (PDT), autora do projeto, afirmou que a aprovação deste projeto deve trazer mais tranquilidade e segurança às pessoas que estão nos prédios públicos e particulares.

 

Contratação

Silvia Cristina (PDT) teve aprovado o requerimento pedindo a contratação de bombeiros civis nas repartições públicas em Ji-Paraná. “Considerando que as repartições públicas possuem um grande fluxo de pessoas e muitos destes locais não possuem pessoas capacitadas para atender eventuais acidentes, os bombeiros civis irão atuar em ações de prevenção de vidas, do meio ambiente e do patrimônio, agir nas situações de emergência e primeiro socorros, atuar junto a Defesa Civil em situações de emergências e desastres, por isso a importância da contratação dos bombeiros civis para ficar a disposição nas repartições públicas”, explicou.

 

Dia do Bem

A vereadora convidou todos para participar do 10° Dia do Bem, que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos às pessoas carentes. Durante seu pronunciamento, Silvia Cristina (PDT) pediu para que cada pessoa faça a sua parte doando um pouco de si. O Dia do Bem, que é realizado pelo Sistema Gurgacz de Comunicação e Associação das Voluntárias de Ji-Paraná (AVJ), será realizado no próximo sábado (19), a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

 

Carreta Oncológica

Silvia Cristina (PDT) agradeceu a Fundação Pio XII e ao Hospital de Câncer de Barretos (HCB) que iniciaram o trabalho de prevenção ao câncer de mama, no último dia 8, na Unidade L-1 Maringá, com a Carreta do HCB. “A Carreta ficará até o dia 15 de novembro em Ji-Paraná e depois percorrerá algumas cidades, mas depois voltará para o município para continuar com os atendimentos, sendo primeiro da mama e depois as outras especialidades. A Carreta de Prevenção de Câncer é de Ji-Paraná e no dia 6 de outubro o presidente do HCB, Henrique Prata fará a entrega oficial, junto com o diretor do Instituto Avon, Lírio Cipriani”, informou a vereadora.

 

2º BPM e Semosp

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) parabenizou o 2º BPM pela comemoração de 30 anos de serviço à comunidade ji-paranaense e pela instituição estar entre as três mais confiáveis do Brasil. O vereador também elogiou o trabalho da Semosp realizado na rua Gardênia, no bairro Santiago. Durante seu pronunciamento, pediu a providências para a recuperação da rua Rita Rios, no bairro Novo Ji-Paraná.

 

Quadra

Após reunião com professores e pais de alunos da escola estadual Oswaldo Piana, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) informou que solicitou a cobertura da quadra poliesportivo para atendimento dos alunos e da comunidade.

 

Pavimentação, Patrolamento e Cascalhamento

O presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentação da rua Chapecó, em toda sua extensão no bairro Cafezinho; Patrolamento e Cascalhamento da rua Almeida O. Flores, no bairro Vila de Rondônia; Reposição de lâmpadas na rua Rio Negro no bairro Presidencial na frente do número 1328; e Extensão da rede elétrica da rua Cambé, entre as ruas Caucheiro e Barão do Rio Branco, no bairro Val Paraíso.

 

T-16 e Fitha

A vereadora Márcia Regina (PT) falou na tribuna sobre a abertura da T-16 no bairro Val Paraíso, que é um grande empenho dela, e do compromisso que sempre teve com aquela comunidade. A vereadora agradeceu a Semosp pelo empenho e a população por acreditar e esperar a realização do serviço. “A técnica e os engenheiros informaram que ao concluir a boca de ala aquele serviço será eficiente e não trará nenhum problema para população”, disse. A vereadora informou também que o Fitha já está sendo operacionalizado no bairro Riachuelo e previsto para esta semana atender as Linhas 200.

 

Moção de Aplauso

Expressando homenagem e reconhecimento a Márcia Pereira Souza, diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná (CMAEE), a vereadora Márcia Regina (PT) propôs Moção de Aplauso, que foi aprovada pelos vereadores.

 

Educação Infantil

Márcia Regina (PT) pediu atenção sobre o Decreto 20.070 do Governo do Estado, que institui Programa de Parceria Educacional Estado-Município para universalizar o atendimento do Ensino Fundamental. “O Decreto prevê sentar ambas as partes, município e estado, considerando as peculiaridades e quando tudo estiver resolvido faz as transferências”, disse a vereadora informando que esta prevista uma reunião com o coordenador pedagógico, equipe da Secretaria de Educação, Comissão de Educação da Câmara, pais, alunos, entre outros para debater sobre o assunto.

 

Caminhada Paz no Trânsito

O vereador Lorenil Gomes (PSC) convidou a população para participar da “Caminhada Paz no Trânsito” promovido pelo Detran-Rondônia, que acontecerá no dia 19 de setembro, às 19h30, saindo da Rodoviária do Colono, seguindo pela avenida Brasil, até o Parque de Exposições Hermínio Victorelli, onde será realizado “O Dia do Bem” pelo Sistema Gurgacz de Comunicação.

 

Avenida Brasil

Lorenil Gomes (PSC) ainda agradeceu a participação das pessoas na Audiência Pública que tratou da mudança no estacionamento da avenida Brasil. No entanto, o vereador lamentou que apenas cerca de 30 pessoas estiveram presentes no plenário da CMJP na última quinta-feira. No evento ficou definido o retorno do estacionamento na diagonal da T-2 até a T-7, que será feito nos próximos 30 dias, onde a EMTU ficou responsável pela readequação das placas e faixas de estacionamento.

 

Estacionamento

Na Sessão, foi aprovado o requerimento dos vereadores Anderson Exceller (PSD) e Lorenil Gomes (PSC) pedindo a criação de novas vagas de estacionamento de motos na avenida Brasil. “Ji-Paraná possui uma frota de aproximadamente 58 mil veículos (motos e carros), desse total são 33 mil motos e 25 mil carros. Vemos que é extremamente necessária tal medida, devido ao grande número de motocicletas circulando em Ji-paraná, pois os condutores destes veículos tem muita dificuldade em estacionar suas motocicletas ao longo da avenida Brasil, causando um transtorno enorme para os nossos munícipes. Com a falta de vagas, os proprietários de motocicletas estão sendo obrigados estacionar em locais irregulares, com isso cometendo infrações de trânsito, e consequentemente causando ainda mais transtornos para a população”, disseram os vereadores.

 

Iluminação

Atendendo as reivindicações da população, Anderson Exceller (PSD) apresentou requerimento solicitando que seja instalada iluminação pública na Academia ao ar Livre do Residencial Copas Verde. O requerimento foi aprovado pelos vereadores.

 

Audiência Pública

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) comentou sobre a aprovação do seu requerimento solicitando uma Audiência Pública sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que será realizada no dia 25 de setembro, junto com o Ministério Público, no plenário da Câmara de Vereadores. “A audiência tem como objetivo obter maiores informações e esclarecimentos sobre o brilhante projeto da implantação da APAC no Estado de Rondônia”, salientou o vereador.

 

Requerimentos

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo o recapeamento da rua Xapuri, entre avenida das Seringueiras (T-14) e Transcontinental (BR-364) nos bairros São Pedro e Riachuelo, visando proporcionar mais segurança e dignidade para os moradores se locomoverem; Ponte de concreto na Linha 102 no Setor Riachuelo; Patrolamento e cascalhamento no bairro Boa Esperança em toda sua extensão e nas Linhas 205, 206 e 207.

 

Agradecimento

Lincoln Astrê (PP) agradeceu ao prefeito Jesualdo Pires (PSB) pela pavimentação das ruas Goiânia e São Paulo. O edil agradeceu também o senador Ivo Cassol (PP) que atendeu um pedido dele e liberou R$ 1.200 milhão para recuperações das estradas vicinais como, por exemplo, em Nova Londrina o trecho da segunda Linha na RO-135 e Linha 20.

 

Deputados

O vereador parabenizou o deputado federal Marcos Rogério (PDT) e o deputado estadual Laerte Gomes (PEN) pelos trabalhos que estão realizando em benefício do município e Estado.

 

Benefícios

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado os requerimentos pedindo que seja realizada a recuperação e manutenção da malha asfáltica e melhoria do calçamento lateral para pedestres na rua Cedro, no trecho entre ruas Governador Jorge Teixeira (K-5) e Pastor Leivas Macalão, no bairro JK; e Construção de pista de caminhada em volta do campo de futebol da rua José Eduardo Vieira (T-5), entre ruas Natal e Amapá no bairro São Francisco.

 

 

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei nº 3407/2015, que “Dispõe sobre a regulamentação, formação e normatização das atividades de bombeiro civil, no âmbito do Município de Ji-Paraná”. O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina.

– Projeto de Lei nº 3412/2015, que “Institui a “Comenda Marechal Rondon”, e dá outras providências”. Art. 2º. A Comenda de que trata o caput do art. 1º, tem como objetivo homenagear o cidadão considerado grande desbravador dos sertões, e o cidadão que chega ao Município e promove o crescimento socioeconômico da região central do Estado de Rondônia, e especificamente de Ji-Paraná.

– Projeto de Decreto n°213/2015, que “Dispõe sobre a outorga da “Comenda Marechal Rondon” ao Dr. José Roberto Tadros”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*