Deputado Marcelino Tenório visita lavoura de cacau na Bahia

Um dos locais visitado é o Instituto Biofábrica do Cacau, que tem capacidade de produzir em larga escala, mudas de cacaueiros e fruteiras diversas
Um dos locais visitado é o Instituto Biofábrica do Cacau, que tem capacidade de produzir em larga escala, mudas de cacaueiros e fruteiras diversas.

Uma Comitiva de Rondônia está visitando as lavouras cacauiculturas da Bahia, a fim de trazer tecnologias a serem aplicadas no Estado. Grandes, médias e pequenas plantações que apresentam grandes produções, serão visitadas por técnicos da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), políticos e empresários do ramo.

A visita vem de encontro à iminente escassez global do cacau, anunciada recentemente pela Organização Internacional do Cacau (OIC). Um dos locais visitado é o Instituto Biofábrica do Cacau, que tem capacidade de produzir em larga escala, mudas de cacaueiros e fruteiras diversas, com excelente qualidade agronômica, idéia que pode ser posta em prática em Rondônia, proporcionando assim, a produção de mudas de cacau, café, guaraná, banana, essências florestais, dentre outras.

Deputado Marcelino Tenório visita lavoura de cacau na Bahia Uma Comitiva de Rondônia está visitando as lavouras cacauiculturas da Bahia, a fim de trazer tecnologias a serem aplicadas no Estado. Grandes, médias e pequenas plantações que apresentam grandes produções, serão visitadas por técnicos da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), políticos e empresários do ramo.

A visita vem de encontro à iminente escassez global do cacau, anunciada recentemente pela Organização Internacional do Cacau (OIC). Um dos locais visitado é o Instituto Biofábrica do Cacau, que tem capacidade de produzir em larga escala, mudas de cacaueiros e fruteiras diversas, com excelente qualidade agronômica, idéia que pode ser posta em prática em Rondônia, proporcionando assim, a produção de mudas de cacau, café, guaraná, banana, essências florestais, dentre outras. “Rondônia produz hoje mais que no passado recente, mas pode aumentar em muito sua produção com a adoção de técnicas clonais e de cultivo”, explica o superintendente da Ceplac, Cacildo Viana.

Continuando, diz que “convidamos políticos e produtores a nos acompanhar, pois iniciamos a revitalizar nossos cacaueiros com enxertos clonais, que já apresentam aumento na produtividade, mas precisamos fortalecer a recém-criada Câmara Setorial do Cacau”. A expectativa do grupo é de trazer para o Estado os mecanismos para a tecnificação do cultivo e produção do cacau, agregando as espécies clonais desenvolvidas e testadas pela Ceplac.

Para o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP) que integra a comitiva está visita é de importância impar para se trazer da Bahia para o Estado de Rondônia o que vem dando certo nas lavouras Cacaueiras baiano. O deputado esteve visitando inicialmente a Fazenda São Jorge em Ilhéus cidade que fica localizada no Sul do estado da Bahia e reconhecida como grande produtora de cacau. “Temos que buscar o que vem dando certo e dentro da nossa realidade aplicar em Rondônia.

O cacau é uma lavoura altamente rentável e agrega valores e certamente meus colegas de parlamento e o Governo do Estado, na pessoa do governador Dr. Confúcio Moura dará o devido apoio para que o nosso povo saiba a importância da lavoura de cacau para a economia de Rondônia que tem os ventos favoráveis para esta cultura”, disse otimista o deputado estadual Marcelino Tenório. “Rondônia produz hoje mais que no passado recente, mas pode aumentar em muito sua produção com a adoção de técnicas clonais e de cultivo”, explica o superintendente da Ceplac, Cacildo Viana.

Continuando, diz que “convidamos políticos e produtores a nos acompanhar, pois iniciamos a revitalizar nossos cacaueiros com enxertos clonais, que já apresentam aumento na produtividade, mas precisamos fortalecer a recém-criada Câmara Setorial do Cacau”. A expectativa do grupo é de trazer para o Estado os mecanismos para a tecnificação do cultivo e produção do cacau, agregando as espécies clonais desenvolvidas e testadas pela Ceplac.

Para o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP) que integra a comitiva está visita é de importância impar para se trazer da Bahia para o Estado de Rondônia o que vem dando certo nas lavouras Cacaueiras baiano. O deputado esteve visitando inicialmente a Fazenda São Jorge em

Ilhéus cidade que fica localizada no Sul do estado da Bahia e reconhecida como grande produtora de cacau. “Temos que buscar o que vem dando certo e dentro da nossa realidade aplicar em Rondônia.

O cacau é uma lavoura altamente rentável e agrega valores e certamente meus colegas de parlamento e o Governo do Estado, na pessoa do governador Dr. Confúcio Moura dará o devido apoio para que o nosso povo saiba a importância da lavoura de cacau para a economia de Rondônia que tem os ventos favoráveis para esta cultura”, disse otimista o deputado estadual Marcelino Tenório.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*