Moro diz que coerção não é “antecipação de culpa” de Lula e repudia violência

O juiz federal Sérgio Moro
O juiz federal Sérgio Moro disse, em nota, que a condução coercitiva de Lula não é antecipação de culpa. Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Edição: Roberto Gutierrez – Em nota divulgada hoje (5), o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância, repudiou os atos de violência ocorridos ontem (4) durante o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal (PF) e disse que a condução coercitiva de Lula não significa “antecipação de culpa do ex-presidente”. Na manhã dessa sexta-feira, Lula foi conduzido coercitivamente para depor na sala da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana.

Após a divulgação de que o ex-presidente estava prestando depoimento, foram registradas agressões entre manifestantes favoráveis e contrários a Lula em frente ao aeroporto e também em frente ao prédio onde o ex-presidente mora em São Bernardo do Campo (SP).

Moro disse que, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, repudia “atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa.”

Condução coercitiva

Na nota, Moro disse que acatou, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a condução coercitiva do ex-presidente tomando o cuidado de “preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente” e visando a evitar possíveis tumultos, como o registrado no Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo,  no dia 17 de fevereiro, quando também houve confronto entre manifestantes favoráveis e desfavoráreis ao ex-presidente. Na ocasião, Lula e dona Marisa Letícia iam prestar declarações sobre o apartamento triplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá.

“Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”, diz outro trecho.

Ainda segundo a nota, as medidas tinham como objetivo apenas “o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente.”

Entrevista de Lula

Após o depoimento à Polícia Federal, em entrevista na sede do PT, em São Paulo, Lula criticou a condução coercitiva e disse que jamais se recusou a dar depoimentos à Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato. “Não precisaria levar uma coerção à minha casa, dos meus filhos. Não precisava, era só ter me comunicado. Antes dele, já fazíamos a coisa correta nesse país. A gente já lutava para fazer a coisa certa nesse país. Lamentavelmente preferiam usar a prepotência, a arrogância, o show de pirotecnia. É lamentável que uma parte do Judiciário esteja trabalhando com a imprensa”, disse. Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

1 Comentário

  1. O cara só vivia correndo do depoimento e ainda fala que sempre esteve a disposição… Age como se ainda fosse o presidente… Todos somos iguais perante a lei. Essa investigação é muito séria, ela representa uma “esperança” de justiça aos “intocáveis”, as provas são contundentes, 30 milhões foram doados aos instituto Lula pelas 5 empreiteiras que estão envolvidas na lava jato, só não enxerga quem ainda quer continuar cego!

    Parabéns ao site pela notícia de maneira imparcial, registrando apenas os fatos!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*