Presos fazem greve de fome em Rondônia

Pelo menos 100 presos da Casa de detenção de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, estão em greve de fome. Eles reivindicam melhorias no presídio e na alimentação. A greve começou nesta segunda-feira recusando-se a receber o café da manhã.

Na tarde de hoje (28/03) o juiz da Vara de Execuções Penais Haruo Mizusaki esteve no presídio. Ele conversou com representantes dos quatro pavilhões e o assunto não foi revelado à imprensa.

A comida que os presos não quiseram seria distribuída a famílias carentes, conforme informou uma fonte do presídio. O problema seria a logística dessa distribuição, uma vez que o alimento não pode ficar muito tempo embalado porque azeda.

A direção do presídio nega que a comida seja ruim.

A casa de detenção de Ouro Preto tem capacidade para 90 presos, já chegou a ter 140 pessoas e na atualidade mantém média de 120 presos. Além dos regimes fechados para homem e mulheres, tem ainda os que cumprem pena em regime semiaberto. Para dar conta da segurança desses presos, cada plantão tem em média quatro agentes penitenciários. A localização da Casa de Detenção de Ouro Preto é privilegiada do ponto de vista comercial: fica numa região populosa e central da cidade. A casa é considerada um barril de pólvora e, pelo fato de fazer vizinhança com um terreno o baldio, apesar de ser ao lado da Polícia Militar e da Polícia Civil, é o principal corredor para a entrada de celulares e drogas. Neste ano já fugiram seis presos. Três deles de alta periculosidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*