Acir defende mais investimentos na Educação

Acir Gurgacz se manifestou solidário ao movimento dos estudantes e disse que tanto a PEC 241 como a MP 746 são, na essência, positivas para o país, mas podem ser aperfeiçoadas.

Guarim Liberato Jr – O senador Acir Gurgacz (PDT) defendeu mais investimentos na educação de Rondônia em encontros com professores e estudantes do ensino médio, técnico e superior do Estado. Ontem, o senador Acir se reuniu com estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), de Cacoal, que se manifestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241, que promove cortes no Orçamento e estipula um teto para os gastos públicos pelo período de 20 anos, e contra a Medida Provisória – MP 746, que promove a reforma no ensino médio.

A estudante Francimary Alline da Silva Henrique, do IFRO de Cacoal, disse que o movimento dos estudantes é contra a PEC 241 e a MP 746 porque conjuntamente elas representam o corte de recursos para a educação e um retrocesso para o processo de ensino/aprendizagem. “Entendemos que é necessário limitar os gastos do governo, mas esse corte não pode ser feito na educação e na saúde, que representam a qualidade de vida e o futuro da população. O corte tem que ser feito através de uma reforma fiscal e um reforma política, cortando principalmente os gastos para a manutenção desse sistema político atrasado e que não nos representa mais”, frisou Alline.

O senador Acir Gurgacz se manifestou solidário ao movimento dos estudantes e disse que tanto a PEC 241 como a MP 746 são, na essência, positivas para o país, mas podem ser aperfeiçoadas. “Eu entendo que precisamos realizar o ajuste fiscal e promover cortes nos gastos administrativos do governo federal, mas não podemos limitar por 20 anos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e assistência social, como corremos o risco com a aprovação integral do texto original da PEC 241”, frisou Acir.

O senador disse que também considera positivas as medidas que serão efetivadas com a aprovação da MP 746, que promove uma reforma no ensino médio. “A reforma é positiva ao trazer o ensino técnico para dentro do ensino médio, o que dará ao estudante a oportunidade de lidar desde cedo com uma profissão, e que também vai colocar o ensino a serviço do desenvolvimento econômico e social do país, além de aumentar a carga horária do ensino médio”, frisou Acir.

No entanto, o senador concorda com os estudantes que a MP 746 não define como será a formação dos professores para se adequar à nova realidade, com educação em tempo integral, e não diz de onde virão os recursos necessários para a melhoria da estrutura das escolas, com a instalação de laboratórios de informática e outras estruturas físicas necessárias para a educação de tempo integral. “Precisamos discutir esses aspectos, e também os limites de investimentos impostos na educação e na saúde pela PEC 241, para que possamos definir com mais precisão o futuro que queremos para o nosso país”, frisou Gurgacz.

Em Cacoal, o senador Acir Gurgacz também se reuniu com a prefeita eleita Glaucione Rodrigues e com professores e empresários da cidade para discutir investimentos na educação e a melhoria na estrutura física das escolas.

NOVA UNIVERSIDADE – O senador Acir Gurgacz também se reuniu, no sábado, com professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) favoráveis à criação de uma nova universidade federal no interior do Estado. Todos os documentos e inventários dos campi da Unir de Ji-Paraná, Cacoal e Presidente Médici, que poderão integrar essa nova universidade, já estão no MEC. O senador Acir Gurgacz se comprometeu em agendar uma nova reunião com o diretor da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, para tratar dos procedimentos de análise desses documentos e do estudo de viabilidade da nova universidade.

Participaram da reunião os professores Kécio Gonçalves Leite, João Gilberto e Ricardo de Sousa, da Unir de Ji-Paraná, juntamente com as vereadoras Márcia Regina e Ida Fernandes, de Ji-Paraná. Estes professores e vereadoras integram o Comitê Pró Nova Universidade de Rondônia e o senador Acir Gurgacz trabalha como interlocutor deste comitê junto ao Ministério da Educação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*