Morre aos 64 anos jornalista Marcos Antéro

Faleceu no fim da manhã deste domingo (6/11) aos 64 anos, o jornalista Marcos Antéro Sóter, vítima de um infarto. Antéro, como era chamado pelos mais próximos, estava hospitalizado em Brasília. Atuando como pioneiro na imprensa do Estado de Rondônia, militou principalmente em Rolim de Moura, antes de partir para o Distrito Federal e trabalhar também em veículos de comunicação da capital goiana. O sepultamento ocorrerá em Catalão (GO), conforme seu último desejo: ser enterrado em sua cidade natal. Amigos de profissão e de vida tem prestado diversas homenagens ao jornalista pelas redes sociais. A família também vem recebendo mensagens solidárias de todas as partes do país.

marcos-antro-soter

Marcos Antero participou da cobertura do VIII Congresso Nacional da Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária). O jornalista também escreveu diversas matérias para o informativo da entidade, que foi distribuído por todo o Brasil. Na imagem abaixo, ele ao centro, recebendo o Prêmio Sebrae de Jornalismo em Rondônia.

Por onde passou, Antéro deixou sua marca registrada, com muita personalidade e talento jornalistico. De acordo com o amigo Dorli Shimer,  ao noticiar sobre furtos e roubos, Antéro se referia como “amigos do alheio”, entre outras frases que usava como bordão em suas reportagens. “Um dos melhores jornalistas que conheci, trabalhei e tive o prazer de desfrutar da amizade se foi. Lembro-me como se fosse hoje. A primeira vez que entrei numa redação para trabalhar profissionalmente (Alto Madeira, 1988), fui apresentado a ele, que seria – e foi – meu editor”, lembra também o colega Marcus Fernando Fiori.

Segundo o jornalista Roberto Gutierrez, Marcos Antéro Sóter, “o Anta Velho de Guerra” foi um grande amigo. “Muito inteligente, leal e muitas vezes injustiçado”, disse. Quando Editor da Folha de Rondônia, conta Roberto, “tive o prazer de tê-lo como repórter e colunista em uma de nossas sucursais. Eficiente e muito cuidadoso com o texto, Antéro adorava filosofar, em especial, nos botecos aos quais frequentamos.  Aliás, em Rolim de Moura, ele era o churrasqueiro mór do Bar do Chicão, cuja aventura culinária fez parte de muitas crônicas pitoresca da coluna que escrevia na Folha de Rondônia e o no blogdomarcosantero”.

Marcos Antéro nasceu em Catalão (GO), mas seu jeito único de atuar conquistou redações de várias cidades do Brasil. Nas editorias por onde trabalhou deixou um exemplo a ser seguido por jovens jornalistas. Aos amigos, restam a saudade daquele “jeito goiano” de conversar, sorrir e opinar de forma peculiar e descontraída. Por causa de características como estas, a comunicação perde um grande aliado e o jornalismo agradece a sua passagem.

marcos-antero-soter-premio-sebrae

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*