Câmara denuncia arbitrariedade de bancos no Minha Casa Minha Vida

4ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (14), foi presidida pelo vice-presidente Joaquim Teixeira (PMDB)
4ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (14), foi presidida pelo vice-presidente Joaquim Teixeira (PMDB)

Reunião MP

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) destacou a reunião que teve na segunda-feira no Ministério Público Federal, órgão que, assim como o MPE, considera importante na busca de soluções de causas sociais. Na ocasião, o vereador tratou da representação que fez contra os bancos oficiais que estavam se recusando a entregar a unidade do Minha Casa, Minha Vida a beneficiados com dívidas e com nome negativado.

 

Reunião MP I

Edivaldo Gomes (PSB) lembrou que, por lei, o banco só pode se recusar a entregar a casa se o nome da pessoa estiver no Cadin ou em algum cadastro nacional de imobiliário, casos quase que impossíveis para o cidadão comum. Os procuradores federais mostraram ao vereador que o processo está adiantado. O vereador agradeceu os procuradores, Alexandre Ismail Miguel e Murilo Rafael Constantino pela atenção dispensada.

 

Agradecimento

Isaias Arnica (PSB) agradeceu o secretário municipal de Obras, Milton Félix e sua equipe que atenderam seus pedidos e recuperaram a ponte da Linha Universo e a Quartinha, e a secretária municipal de Esportes, Seloi Totti, que também tem atendido suas reivindicações que são feitas através das solicitações da população.

 

Migrantes e São Cristóvão

A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentação das ruas São Manoel no bairro Jardim dos Migrantes, entre Avenida Monte Castelo e rua Rio Branco; Estônia no Bairro Jardim São Cristóvão.

 

Funcriança

Silvia Cristina (PDT) disse que recentemente participou de uma reunião para prestação de contas dos recursos deduzidos do Importo Renda e destinados as atividades sociais realizadas pelas entidades ligadas ao Fundo da Criança e Adolescente de Ji-Paraná (Funcriança) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A vereadora disse que 12 entidades sem fins lucrativos de Ji-Paraná, no último ano, receberam cada uma R$ 8 mil do Funcriança, e pediu a colaboração de todos.

 

Palestra

O vereador Lorenil Gomes (PTB) fez um convite a toda população de Ji-Paraná para que participe no dia 28 de abril, às 19 horas, da palestra sobre auditoria, prestações de contas, entre outros importantes assuntos, ministrada pelo secretário do Tribunal de Contas, Sérgio Mendes, no plenário da Câmara. “Agradeço o senador Ivo Cassol que atendeu o meu pedido e promoverá este evento em Ji-Paraná”, disse o vereador.

 

Nova Londrina

O vereador falou que esteve em Nova Londrina participando da homenagem do Dia Internacional da Mulher e na ocasião foi nomeado o novo administrador do distrito, Luís Ximendes, e o deputado estadual Laerte Gomes comentou sobre a ambulância e academia de ginástica para a terceira idade que destinou para o local.

 

Mutirão

Lorenil Gomes (PTB) disse que na próxima segunda-feira (20) ele e o secretário de Obras, Milton Félix visitarão o Distrito Nova Londrina para escutar a demanda da comunidade e tratar assuntos referentes a iluminação pública e conservação das ruas, visando brevemente realizar um mutirão de limpeza e recuperações.

 

Benefícios

O vereador Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando limpeza e manutenção dos parquinhos das escolas e creches do município de Ji-Paraná; Pavimentação asfáltica das ruas Mamoré, entre as avenidas Mato Grosso e 06 de Maio, no bairro Dom Bosco; Padre Ângelo Cerri, entre a avenida Transcontinental e rua JK, Bairro Casa Preta; e São João entre ruas Menezes Filho e JK, no bairro Casa Preta; e Bloqueteamento da Rua José Pires, entre as avenidas Cloves Arraes e 06 de Maio, no bairro Urupá.

Projeto

Edilson Vieira (PMDB) agradeceu na tribuna os vereadores que aprovaram o projeto de lei de sua autoria, o n°3583/2017, que “Dispõe sobre a criação de incentivo a doação regular de sangue para servidores do Município de Ji-Paraná”.

 

Doação Regular de Sangue

“Este projeto tem como finalidade instituir este incentivo para a doação voluntária de sangue de forma aumentar o número de doadores no município de Ji-Paraná e assim colaborar para superar a carência deste insumo fundamental aos serviços de saúde em todo o Brasil”, disse o vereador.

 

Audiência Pública

A vereadora Claudia de Jesus (PT) convidou todos para participar da Audiência Pública para tratar sobre a Vacinação do Rebanho Bovino no Estado de Rondônia, que será realizada no próximo dia 23, às 9 horas, no auditório do Ifro, em Ji-Paraná.

 

Feirão

Claudia de Jesus (PT) agradeceu a aprovação do requerimento pedindo a reativação do Feirão do Produtor da T-20, visando favorecer as famílias do segundo distrito na hora de comprar seus alimentos e, também, dará a oportunidade pra outros agricultores se cadastrarem e fazerem parte do feirão expondo seus produtos e aumentando a renda familiar.

 

Hospital Regional

A vereadora disse que amanhã estará em Porto Velho em uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, junto com as vereadoras Ida Fernandes (PV) e Silvia Cristina (PDT), para tratar sobre a implantação do Hospital Regional em Ji-Paraná e da sua participação no dia 31 de março da Audiência Pública, que acontecerá na Câmara para tratar deste assunto.

 

Lixeiras, Salas e Praça

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovados os requerimentos pedindo instalação de lixeiras na rodovia Pastor Severo Antônio de Araújo – RO 135 do Distrito de Nova Londrina; Construção de 2 salas de aula no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros; Construção de uma pista de caminhada na praça do Bairro Jardim das Seringueiras; a Compra de cadeias de rodas para o Hospital Municipal; e Recuperação da Rua Holanda no Bairro Jardim das Seringueiras.

 

União

Obadias Ferreira (DEM) agradeceu por aprovarem seus requerimentos e comentou sobre a importância da União dos vereadores.

 

Bloqueteamento, Limpeza e Sinalização

O vereador Jhony Paixão (PRB) teve aprovado os requerimentos pedindo bloqueteamento da Rua São Francisco, entre as ruas Barão do Rio Branco e Ipê no Bairro Parque dos Pioneiros; Limpeza nos arredores da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira na e Rua Coronel Jorge Teixeira, nº 827, Bairro Nova Brasília; Construção de lombada em frente à Igreja Metodista na Rua Sena Madureria, entre ruas Venceslau Brás e Vinícius de Moraes, no bairro São Pedro; Limpeza de um córrego entre as ruas Progresso e Dos Profetas, no Bairro Primavera; Implantação de placa de sinalização indicativa de proibido virar à esquerda na Travessa da CDL, esquina com rua Marechal Rondon, Centro; entre outros.

 

Saúde e Colégio Militar

Jhony Paixão (PRB) comentou sobre a importância de implantar um Hospital Regional em Ji-Paraná. O vereador fez um convite para todos. “Amanhã às 19 horas acontecerá na Escola Júlio Guerra uma reunião com os pais sobre o Colégio Militar. A reunião contará com a presença da equipe da Seduc”, informou o vereador.

 

Sinalização e Recuperações

O presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando colocação de faixa de pedestre na Rua Monte Castelo na frente da Escola Estadual Gonçalves Dias, no Bairro Jardim dos Migrantes; e Recuperação da Rua Padre Adolfo Rhol, entre as ruas 22 de Novembro e 06 de Maio, no Bairro Casa Preta.

 

Recuperações e Copa Verde

Du Galdino (PSDB) teve aprovado os requerimentos solicitando recuperação e manutenção das ruas dos Acadêmicos, entre as ruas Mato Grosso e 06 de Maio, Bairro Parque São Pedro; Capitão Silvio, entre as ruas Rio Jaru e Dos Universitários, nos Bairros Dom Bosco e Parque São Pedro; e Acre, entre as ruas Vista Alegre e São Manoel, no bairro Jardim Presidencial; e Limpeza da área verde no Loteamento Copas Verdes.

 

Pavimentação

Joziel Carlos de Brito (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentação asfáltica das ruas Mogno (T-19), entre Avenida Governador Jorge Teixeira de Oliveira e Rua Curitiba; Mogno (T-19), Imburana (T-21) e Castanheira (T-22), entre ruas Manoel Franco e Aracaju; São Luiz, entre as ruas Maracatiara e Joaquim Francisco de Oliveira;  São Vicente, entre as ruas Mato Grosso e Carajás, no Bairro Parque São Pedro; Castro Alves, entre as ruas Castelo Branco e Tancredo Neves;  Suzano, entre as ruas Antônio de Freitas e Itajaí; Thomaz Carneiro (antiga Rua Castelo Branco), entre as ruas Sena Madureira e Brasiléia; Caucheiro (T-15), entre as ruas Belém e Amapá; entre outros.

 

Melhorias

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo patrolamento e cascalhamento da rua Joaquim Francisco de Oliveira (T-24), entre às Ruas Brasiléia e Itapevi, no Bairro Jorge Teixeira; Bloqueteamento da Avenida São Paulo, entre as Ruas Paulo Freire (T-29) e T-31; T-31, entre as Avenidas São Paulo e Governador Jorge Teixeira de Oliveira; e Pavimentação da Rua Egito, em toda sua extensão.

 

Requerimentos

Ademilson Procópio (PTB) teve aprovado o requerimento solicitando substituição da substação de energia elétrica para trifásico da Escola Antônio Prado na Linha 206 KM 19;  Bloqueteamento das ruas Dos Estudantes, entre as ruas Menezes Filho e Ângelo Cerri, Bairro Bela Vista; e Das Pedras, entre as ruas Castelo Branco e Tancredo Neves, no Bairro Jardim Presidencial.

 

Requerimentos I

Clodoaldo Cardoso (PR) teve aprovado os requerimentos pedindo colocação de elevação tipo B ou passarela fixa elevada retangular com faixa de pedestre na Avenida das Seringueiras, na extensão entre o supermercado (Tai da T-14) e seu estacionamento; Operação limpeza para os Bairros São Francisco, Valparaíso, Nossa Senhora de Fátima e JK; Substituição da ponte do travessão dos agricultores, entre as Linhas 98 e 102.

 

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n°3607/2017, que “Dispõe sobre alterações na Lei Municipal n°965, de 31 de março de 2000, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3599/2017 (2692 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n°1435, de 23 de novembro de 2005, e dá outras providências”.

 

PROJETOS APROVADOS EM SEGUNDA DISCUSSÃO

– Projeto de Lei n°3596/2017 (2689 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n°2150, de 04 de maio de 2011, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n°3583/2017, que “Dispõe sobre a criação de incentivo a doação regular de sangue para servidores do Município de Ji-Paraná”. O projeto é de autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*