Sessão da Câmara de Ji-Paraná em Nova Londrina – Informativo do Legislativo

A 37ª Sessão Ordinária de terça-feira, 21 de novembro de 2017, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM) e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT).  A sessão itinerante foi realizada no Distrito de Nova Londrina e nela foram aprovados projetos de lei, requerimentos e debatidos temas de interesse da comunidade ji-paranaense em diversas áreas.

Moções de Aplausos

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moções de Aplausos, de autoria do presidente Affonso Cândido (DEM), aos membros da equipe vencedora da “XIII Feira do Aluno Empreendedor”, realizada no dia 29 de setembro de 2017, aos alunos Caluan Augusto de Oliveira Rodrigues, Amanda Ramalho Rosa, Gleicieli de Freitas, Natanael Soares de Oliveira Souza e Wagson Rodrigues dos Santos, e entregues na sessão itinerante na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, no Distrito de Nova Londrina.

Silvia Cristina (PDT)

Dia da Consciência Negra

Em seu pronunciamento na sessão itinerante no Distrito de Nova Londrina, a vereadora Silvia Cristina lembrou que havia participado do corpo docente da Escola Estadual Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, em 2004, local em que foi realizada a sessão. Ela ainda citou a passagem do Dia da Consciência Nega, em 20 de novembro, e o debate que realizou com alunos da Escola Estadual Rio Urupá sobre o tema.

40 anos de Ji-Paraná

A vereadora pedetista parabenizou a cidade e os moradores de Ji-Paraná pelos 40 anos de emancipação.

Carreta de Prevenção ao Câncer

Silvia Cristina anunciou para o início de 2018 a vinda da unidade móvel de prevenção ao câncer para o atendimento das mulheres que residem no Distrito de Nova Londrina. E ainda agradeceu às mulheres que fizeram doações de cabelo para o projeto “Força na Peruca” que confecciona perucas a pacientes em tratamento do câncer.

Edivaldo Gomes (PSB)

Conquistas no Mandato

Falando diretamente aos jovens presentes, na sessão itinerante, sobre o que é certo ou errado na política, o vereador Edivaldo Gomes relacionou conquistas, em seu mandato, como a oferta de vales-transporte gratuitos para estudantes e o retorno das cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidades ao Hospital Municipal Claudionor Roriz.

Participação Cidadã

Edivaldo Gomes pediu aos moradores cobrem mais de seus representantes por melhorias em suas comunidades. Segundo ele, os vereadores é o elo mais próximo entre o cidadão e o Executivo.

Superando Dificuldades

Ao discursar sobre a carreira de comunicador e político, Gomes se emocionou ao lembrar o passado humilde e as dificuldades enfrentadas neste período. E ainda a superação que decorreu ao assumir responsabilidades e os projetos profissionais e políticos.

Joaquim Teixeira (PMDB)

O vereador Joaquim Teixeira relembrou da chegada à Vila de Rondônia, nos anos de 1970, e o crescimento da cidade neste período. Ele destacou às várias oportunidades profissionais, no setor madeireiro que o ajudaram no conhecimento de vários setores da cidade. Por fim, o peemedebista cumprimentou a todos e desejou que o aniversário de Ji-Paraná seja comemorado com consciência e respeito por todos que ajudaram para que o município pudessem desfrutar de tudo que ele hoje oferece.

Requerimentos – O vereador Joaquim Teixeira teve os requerimentos, aprovados em plenário, solicitando a construção de uma creche no Distrito de Nova Londrina; recuperação asfáltica da avenida Governador Jorge Teixeira, em toda sua extensão no Distrito de Nova Londrina e a instalação de redutor de velocidade na avenida Governador Jorge Teixeira, entre ruas Bahia e Goiás, no Distrito de Nova Londrina.

Lorenil Gomes (PTB)

Gratidão à Nova Londrina

Lorenil Gomes tratou da união dos vereadores e do quanto esse princípio é importante para que haja harmonia na Casa Leis. Durante seu pronunciamento, ele cumprimentou o corpo técnico da CMJP pelo esforço de transferir os trabalhos da sessão para o Distrito de Nova Londrina. O petebista cumprimentou os moradores pela oportunidade de ter residido na localidade e pelos amigos que fez. Ele voltou a agradecer ao senador Acir Gurgacz pela pavimentação de bloquetes das ruas Tocantis e João Vilasboas. De acordo com o vereador, a solicitação foi feita em maio de 2013 e que agora está sendo realizada no distrito. Também houve agradecimentos ao deputado estadual Laerte Gomes por ter destinado ao distrito uma ambulância e uma academia ao livre, entre outras obras.

Requerimentos – O vereador Lorenil Gomes requereu, após deliberação em plenário, a reforma do telhado, banheiros e cozinha do Centro Técnico Administrativo (CTA) no Distrito de Nova Londrina; estudo técnico para planejamento, junto da CAERD, para melhorias no fornecimento de água no Distrito de Nova Londrina; a continuação da pavimentação asfáltica nas ruas Saulo de Alcântara, Eloy de Carvalho e Tancredo Neves no Distrito de Nova Londrina; operação tapa-buracos nas ruas Saulo de Alcântara, Eloy de Carvalho, João Vilas Boas, Bahia, Tocantins, Goiás e Agrimaldo Mayer; substituição de pontes de madeira por bueiros tubos armco na 2ª (segunda) e 4ª (quarta) linhas no Distrito de Nova Londrina; expansão da rede de água da rua Getúlio Vargas, Distrito de Nova Londrina; expansão de rede elétrica de baixa tensão nas ruas Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Saulo de Alcântara, Nova Londrina e Agrimaldo Meyer no Distrito de Nova Londrina; placas de indicação e sinalização no Distrito de Nova Londrina; concessão da Título de Cidadão Honorário Ji-paranaense ao senhor Maikon Batista de Andrade.

Jhony Paixão (PRB)

Capoterapia

Fez um balanço das ações que foram realizadas durante o ano de mandato e anunciou a capacitação para profissionais de escolas públicas em primeiros socorros de alunos. Para o Distrito de Nova Londrina, o vereador informou que está previsto um curso de capoterapia para atividades física e mental de estudantes.

Requerimentos – O vereador Jhony Paixão encaminhou requerimentos, aprovados em plenário, solicitando patrolamento e encascalhamento da rua Contagem, em toda sua extensão no bairro Primavera; limpeza e poda de árvores na Rua dos Cravos, nº 2624, bairro Santiago (Escola 13 de Maio); instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) e placa de sinalização na rua Divino Taquari (T-11), entre as ruas Campo Grande (K-2) e av. Guanabara (K-3), bairro Valparaíso; realização de sessão ordinária desta Casa de Leis na IV Escola Militar Tiradentes, com data a ser definida.

Ida Fernandes (PV)

Gestão Municipal

Na sessão itinerante, a vereadora Ida Fernandes parabenizou o prefeito Jesualdo Pires (PSB) pela forma como administra o município de Ji-Paraná e o classificou como “um grande administrador” pelos resultados obtidos em quase cinco anos de gestão municipal. Em referência ao aniversário da cidade, a vereadora cumprimentou os ji-paranaenses pela data simbólica e afirmou que a cidade continua a depender do esforço de cada morador para que se torne melhor todos os dias.

Cirurgias de Catarata  

A vereadora anunciou que teve a confirmação do governador Confúcio Moura (PMDB) que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) prepara um mutirão para atender aos pacientes que necessitam de realizar cirurgias de catarata. Segundo a vereadora, está sendo preparada uma POC (Policlínica Oswaldo Cruz) Itinerante especificamente para realizar as correções visuais. Ida Fernandes solicitou que os pacientes procurem a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ou o gabinete dela na CMJP para atualizar os cadastros para futuros contatos da Sesau.

Marcelo Lemos (PSD)

O vereador confirmou o cadastramento da Comunidade Terapêutica Missão Ebenézer  pela Secretaria Estadual da Assistência Social, após a audiência pública sobre “Álcool e Drogas”, de sua autoria, e os recursos que obteve para a comunidade indígena Gavião e para outros setores da sociedade ji-paranaense.

Reconhecimento a Lorenil Gomes

Na sessão, Marcelo Lemos pediu a presença do vereador Lorenil Gomes, na tribuna, e garantiu que o parlamentar era o legítimo defensor do Distrito de Nova Londrina para demandas junto do Poder Executivo.

Cláudia de Jesus (PT)

A vereadora Cláudia de Jesus cumprimentou os presentes e parabenizou o corpo técnico da Escola Estadual Coronel Jorge Teixeira de Oliveira pelo apoio à sessão itinerante da Câmara Municipal de Ji-Paraná. No discurso, a parlamentou lembrou da instalação da feira da feira da agricultura familiar no Distrito de Nova Londrina e o empenho do prefeito Jesualdo Pires na iniciativa. A vereadora pediu o apoio dos moradores à feira na compra de produtos.

Hospital Regional

Dividindo a responsabilidade do projeto com as vereadoras Ida Ferandes (PV) e Silvia Cristina (PDT), a vereadora voltou a citar o esforço da Câmara de Ji-Paraná em prol da construção e funcionamento de um hospital regional no município. De acordo com a vereadora petista, a Prefeitura de Ji-Paraná doou o terreno, o projeto de engenharia será cedido pelo governo estadual e a bancada federal vai destinar até R$ 50 milhões para iniciar a construção do prédio.

Mudas de Café

Cláudia de Jesus ainda elogiou a iniciativa do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) em garantir a doação de 100 mil mudas de café para incentivar o plantio da cultura nas propriedades do município que desenvolvem a agricultura familiar.

Espaço Ecumênico

A vereadora solicitou à Prefeitura de Ji-Paraná que construa um espaço ecumênico no Hospital Municipal Claudionor Roriz para a votação e pedidos de pacientes e acompanhantes na unidade médica.

Requerimentos – A vereadora Cláudia de Jesus requereu e o plenário da Câmara aprovou a reconstrução de bueiro localizado no km 15 da Linha 207; recuperação dos equipamentos instalados na praça de academia ao ar livre, localizada na avenida Manoel da Silva, bairro Residencial Copas Verdes; a expansão de água e rede de esgoto em toda área urbana do Distrito de Nova Londrina; reconstrução do bueiro localizado na estrada do km 5, aproximadamente 500 metros antes da Linha 8 do setor Itapirema.

Affonso Cândido (DEM)

Reconhecimento

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná também agradeceu o corpo técnico da CMJP pelo esforço de transferir os trabalhos legislativos para a Escola Estadual Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, no Distrito de Nova Londrina, e ainda reconheceu a união de todos os vereadores em apoiar a iniciativa. De acordo com Affonso Cândido, é preciso ouvir e olhar nos olhos do povo para saber de suas necessidades e reivindicações. “As sessões itinerantes servem para nos trazer para mais perto das pessoas, para que elas conheçam o nosso trabalho e para que possamos legislar com seu apoio”.

Requerimentos – O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os pedidos para concessão de moção de aplausos, de autoria do vereador Affonso Cândido, que expressa homenagem e reconhecimento ao senhor Cláudio Marcio de Souza – 3º SGT PM e aos soldados PM Diones da Silva Santos, Wagner Prates Roos e Huanderson Vieira dos Santos, pelos trabalhos realizados em prol do município de Ji-Paraná.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos – O pedidos para recapeamento da rua Jasmim, em toda sua extensão no bairro Santiago; recuperação da rua Colorado do Oeste, em toda sua extensão no bairro Primavera; vistoria e troca de lâmpadas dos postes da rua Passos, em toda sua extensão no bairro Jardim Flórida; limpeza da praça do bairro Primavera; colocação de areia e limpeza na quadra de esportes do bairro Primavera, foram os requerimentos de autoria do vereador Obadias Ferreira aprovados em plenária na sessão itinerante no Distrito de Londrina do 21 de novembro.

Welinton Negão (PR)

Na sessão itinerante do dia 21 de novembro, o vereador Welinton Negão requereu e o plenário aprovou a construção de uma unidade básica de saúde (UBS) no bairro Bosques dos Ipês; recuperação da malha asfáltica da rua Manoel Franco, em toda sua extensão; construção de uma quebra-mola na rua Governador Jorge Teixeira, entre rua João Batista Neto e Rua Divino Taquari; reposição de lâmpadas na praça do bairro Jardim dos Migrantes.

Projeto discutido e aprovado em votação única

– Projeto de Lei nº 3695/2017 (2765 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder a criação de um ‘Calçadão’ na rua Brasileia, e dá outras providências”.

Projetos discutidos e aprovados em segunda votação

– Projeto de Lei nº 3671/2017 (2761 de origem) que “Revoga a Lei Municipal nº 2571, de 12 de dezembro de 2013”.

– Projeto de Decreto Legislativo nº 225/2017 que “Concede o título honorífico de Cidadão Ji-Paranaense ao ilustríssimo senhor Roberto Jotão Geraldo”.

–  Projeto de Decreto Legislativo nº 226/2017 que “Concede o título honorífico de Cidadão Ji-Paranaense ao ilustríssimo senhor Maurão de Carvalho”.

– Projeto de Decreto Legislativo nº 227/2017 que “Concede o título honorífico de Cidadão Ji-Paranaense ao ilustríssimo senhor Cristian Fabrício Iaccino”.

Projetos discutidos e aprovados em primeira votação

 – Projeto de Lei nº 3669/2017 (2743 de origem) que “Estima a receita e fixa a despesa do município de Ji-Paraná para o exercício financeiro de 2018.

– Projeto de Lei nº 3670/2017 (2744 de origem) que “Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº 3674/2017, que “Institui o Dia Municipal do Ciclista no âmbito do município de Ji-Paraná e dá outras providências”.

   —

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*