Coluna do Gutierrez – 2018 será ano-recorde em candidatos a governador 

Roberto Gutierrez – Financiamento Público de campanha e cláusulas de barreira para os partidos que não cumprirem o mínimo da meta de votos sob pena de ficarem fora, vai provocar uma reviravolta nas eleições de 2018. Praticamente todos os partidos vão fazer de tudo para lançar candidatura a governador, senador, além de deputados estaduais e federais. Isso porque, em tese, agora tem dinheiro oficial para gastar em campanha, e se não fizer voto suficiente para eleger deputados federais, na próxima eleição, estará fora da divisão da bolada. 

Vai ter muito candidato a governador apenas para ajudar na legenda de candidatos a deputado federal, que é o cargo de maior importância para definir tempo de TV, divisão dos recursos públicos para o Partido e força política dentro do Congresso Nacional para lotear os cargos do futuro governo.  

Aliás, a única esperança dos partidos nanicos está depositada nesta eleição, pois, depois dela, acaba o voto-legenda e coligação, e entra em vigor, o voto majoritário, também para deputados e vereadores. Só será eleito quem fizer mais voto. Em Rondônia, por exemplo, são apenas oito vagas para deputado federal, assim, os oito mais votados entre os candidatos e não entre os partidos, serão os eleitos. Boa sorte. 

#clausula de Barreira
# Financiamento de Campanha

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*