Confúcio e Jesualdo renunciam, Maurão tem chance de se reeleger, e não é verdade que Jesuíno fez a gravação – veja na coluna do Gutierrez

Dá série, não é verdade. 

Não é verdade que foi o próprio deputado Jesuíno Boabaid quem gravou a conversa dele mesmo com o deputado Maurão de Carvalho no mirabolante plano, digno de inteligência rara, para pressionar o governador Confúcio Moura a não renunciar.  

Também não é verdade que Jesuíno Boabaid enviou áudio da gravação via WhatsApp para pessoa errada.  

Também não é verdade que a pessoa que recebeu o áudio achou que era para espalhar nas redes sociais e fez o serviço. 

Situação atrapalhada assim faz lembrar as trapalhadas da Dupla Pink e Cérebro, cujo plano dos dois “Dominar o Mundo”. 

 

Notícia que não é sacanagem  

Não é verdade que a comunidade Gay está acompanhado atenta todos o movimentos para saber se Daniel Pereira assume ou não assume.  

 

Ji-Paraná 

Enquanto isso, em Ji-Paraná, a coisa tá mais coisada: todo mundo que saber se o Pinto entra.  A tendência é que se o Jesualdo Pires renuncie e Marcito Pinto assuma a prefeitura de Ji-Paraná. 

 

Isso acontece porque no casamento político PDT e PSB, Acir entrou com Pinto e Jesualdo ficou com a cabeça, ou seja, o cargo de vice-prefeito ficou para Marcito Pinto e a cabeça da chapa para o prefeito Jesualdo Pires. 

 

Curioso
Enquanto no Peru, Kuczynski renuncia, em Ji-Paraná, Pinto não vê a hora de entrar. 

 

Como fica então o quadro após o dia sete de Abril.

Não há dúvida: o governador Confúcio Moura (MDB) irá renunciar para disputar uma das vagas desta eleição para o Senado. 

 

Também não há dúvida que Daniel Pereira (PSB) se tronará governador. 

 

Também não há mistério que o prefeito Jesualdo Pires (PSB) renuncia à prefeitura de Ji-Paraná para ser candidato a Senador e o empresário Marcirto Pinto (PDT) seja o novo prefeito. 

 

Expedito 

O que não está definido ainda é o que fará Expedito Júnior (PSDB) se realmente será candidato ao Senado ou disputará a eleição de Governador.  

Complicações 

Expedito tem dois problemas que o afligem: Um deles é que não tem controle do partido. Dependendo da situação, teria até o dia sete para mudar de partido.  

Outro problema é que, Confúcio disputando o Senado, Expedito acabaria disputado a mesma vaga. Essa leitura é simples por ser numa eleição com dois votos para o Senado, a possibilidade é muito grande que uma das vagas seja ocupada pelo candidato que conseguir ser o segundo voto.   

Políticos como Expedito, Cassol, Acir, e Confúcio, por exemplo, são candidatos de expressão estadual, por isso são candidatos de primeiro voto. Como existe um apelo popular para renovação, a segunda vaga do Senado poderia se enquadrar nesse sentido. Jesualdo Pires, Marcos Rogério e Vidal têm perfil e potencial de segundo voto, ou seja, poderia ter voto casado com qualquer um dos candidatos.  

Raupp  

Um fato curioso, no entanto, é Valdir Raupp (MDB), que é candidato de Primeiro voto, mas, nesta eleição ele poderá ser segunda opção voto com muitos candidatos de primeiro voto ao Senado. Ele conta com a gratidão de boa parte dos vereadores de Rondônia e associações que sempre foram valorizados em seus pleitos quando vão a Brasília.  Imagina uma legião de pessoas assim dando essa força nos bastidores? É difícil dizer o que poderia dar disso, mas, será uma disputa interessante. 

 

Acir governador 

O PDT, no entanto, vira ‘com gosto de gás’ trazendo o senador Acir Gurgacz candidato ao Governo. Apesar da sentença desfavorável por conta de um empréstimo no qual foi fiador e, na época, sequer era agente público, Acir pode ser candidato sem que para isso o impeça de manter candidatura até que o caso seja decidido pelo TSE.  

Os advogados estão otimistas quanto à reversão do da condenação. Com os embargos infringentes, logo após publicação do acórdão, ele mantém os direitos políticos plenos e pode concorrer. Os mais otimistas acham que resolve tudo logo. 

Acir tem a simpatia do governador Confúcio Moura, o compromisso de apoio do quase governador Daniel Pereira, além do aliado político, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires. 

O senador Acir gurgacz concorrerá ao cargo de Governador de Rondônia com a vantagem de ter pela frente mais quatro anos de senador.   

 

Rondoniense na Uninove

Por falar em política e eleições, o advogado rondoniense Juacy Loura Júnior, que foi juiz eleitoral do TRERO, vai fazer mestrado na UNINOVE em São Paulo na área eleitoral. Até aí tudo bem, mas, seus colegas de turma serão juristas influentes no cenário eleitoral nacional, como o ex Ministro do TSE Henrique Neves e o Atual Ministro da mesma corte Admar Gonzaga Neto. Além do curso ser algo cobiçado por inúmeros advogados, Loura terá a oportunidade de firmar boas amizades. Parabéns, amigo.

Cassol 

Os advogados do senador Ivo Cassol (PP-RO) tentam conseguir a prescrição da pena no caso em que ele foi condenado por fraude em licitações públicas quando era prefeito de Rolim de Moura, sendo considerado culpado pelo crime pelo STF em 2013.  

Apesar de quase impossível, Cassol anuncia que será candidato. Caso não consiga levar a candidatura dele à frente, o plano B seria colocar Carlos Mango, o provável vice, como candidato a governador e, a Mulher dele, Ivone Cassol, na condição de vice.  

Ivone protagonizou a celebre frase na qual contaria com ajuda de ambientalistas para tratar sobre maioridade penal, quando foi candidata a senadora na última eleição. Há quatro anos Cassol não conseguiu eleger ninguém da família.  

Plano ‘C’ 

Sem ter para onde correr, Expedito Júnior estaria inserido no projeto político do Cassol, anunciado como candidato ao Senado, mas, pensando na possibilidade de ser candidato a governador, é considerada também uma hipótese não-descartada.  Quanto a Ivo Cassol, o mandato de senador dele de oito anos termina no dia 31 de dezembro próximo.  

 

Luiz Cláudio para deputado estadual? 

Há três meses disse em minha coluna que o competente deputado federal Luiz Cláudio (PP) precisaria recuar para não ficar sem mandato, ou seja, tentar uma vaga de deputado estadual, haja vista o desenho que se forma nesta eleição para montar a bancada federal. Esta semana pessoas mais próximas a ele confirmaram que Luiz Claudio estaria pensando seriamente em disputar a eleição de deputado estadual e que Rosária Elena, primeira suplente, assumiria por um curto tempo como deputada federal no lugar de Luiz Cláudio.      

 

Renúncia em Nova União 

Luiz Gomes, o prefeito de Nova União, deverá renunciar ao mandato para disputar uma vaga de deputado Estadual. E mais: segundo revelou Edmilson Rodrigues, o Emedebista mudaria de partido para enfrentar essa eleição. No caso de renúncia, o vice-prefeito Adinael de Azevedo (PDT) assumira à prefeitura. 

 

Romildo Pereira 

Outro personagem que poderá dar adeus ao MDB é o secretário de Governo Pereira. Ex-vereador e marido da também ex-vereadora Solange Pereira, Romildo, tem grande potencial de voto, mas, mas sabe que a coligação do MDB se torna pesada demais para ele conquistar uma vaga de deputado estadual. Romildo tenta um partido no qual ele esteja ao lado de candidatos com uma média razoável de votos no qual ele consiga estar entre os primeiros três colocados. Aliás, se não for nessa eleição, não poderá ser nunca mais, pois, o sistema proporcional para eleger parlamentar federal e estadual será substituído pelo sistema majoritário: quem tiver mais voto, leva.    

 

Nilton Capixaba 

Outro que, apesar da condenação, poderá entrar na disputa para a reeleição, é o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO). Ele revelou que seus advogados estão otimistas em reverter a situação e que sua candidatura será mantida. Ninguém precisa dizer que potencial de voto ele tem. Aliás, isso se deve ao trabalho que vem exercendo ao logo dos anos beneficiando e muito sua base eleitoral e à totalidade dos municípios de Rondônia.  

 

Airton Gurgacz 

Ji-Paraná terá dois deputados estaduais com votação surpreendente para deputado estadual. Um deles é Airton Gurgacz (PDT) que deve superar em pelo menos 30% a votação que obteve há 4 anos, quando se aproximou dos 10 mil votos. A atuação dele se expandiu muito e tem se desdobrado na liberação de emendas para associações e prefeituras. 

 

Laerte 

O segundo nome é o de Laerte Gomes, que surpreendeu pela capacidade de articulação política. Assumiu com deputado de oposição, conquistou lugar na mesa diretora e se tornou líder do governo na Assembleia. Isso tudo sem contar que há dois anos ajudou a elegem vários prefeitos na Região Central.  

Tanto Laerte como Airton são fortes candidatos a estarem na lista dos 10 mais votados em 2018.  

 

A única

Nesta eleição a única da família Cassol que poderá conseguir ser eleita, seria a irmã caçula do senador Ivo, Jaqueline Cassol. Ela é cotada para estar entre os oito mais votadas para a Câmara Federal.

 

Câmara Federal

O deputado federal Marcos Rogério (DEM) é um dos favoritos a conseguir reeleição.  Expedito Neto, Mariana Carvalho, Marinha Raupp e Nilton Capixaba aparecem na lista do possíveis reeleitos. Na fila como favoritos para uma vaga estão Leo Moraes, Mauro Nazif e alguém da Família Donadon.

Na hipótese de Nilton Capixaba ficar fora do processo, surge margem para Mosquini e, principalmente, para Lindomar Garçon.

Maurão de Carvalho

A situação do presidente da Assembleia Maurão de Carvalho (MDB) só está confrontável porque, na última hora, ele pode concorrer novamente a deputado estadual.  Na verdade o sonho dele seria que Acir estivesse fora do processo, e até mesmo Ivo Casso que, apesar do otimismo, a candidatura do Ivo se torna remota.

O problema é que, num cenário assim, Expedito Júnior poderia sair fortalecido como candidato a governador. Ou seja, em qualquer situação que ficar o quadro político em Rondônia, todos os caminhos levam Maurão de Carvalho de volta à Assembleia Legislativa.

 

Ulbra agora é Ching Ling
Teremos novidades no cardápio: O lanche dos alunos poderá ter grilo torrado com molequinha de lesma, baratas fritas e cabeça de escorpião ao molho de caramujo Africano. Qualquer coisa o Hospital de veterinária oferece os cachorros para o ensopado.

♫Tá dominado♫
A #Ulbra, as Usinas de Santo Antônio e Jirau, a #Eletrobras, a #Ferrovia Atlântico/Pacifico nas mãos dos Chineses. PQP, um ching ling vai cortar minha energia!!!??? Caaaarai!!
Ceron já era
Não demora muito você não vai mais falar com o Evaldo da Ceron, mas, com o Evaldo Ching Ling!!!
A China compra a Eletrobras, aí lascou de vez: se você fizer gato, o chines come!!!

♫♪Tá dominado♫♪
Será que a China vai levar Confúcio de volta?

Brasil Ching Ling

A Embratel foi comprada pela Brasiltelecom que foi vendida pra Oi que agora vai para leilão porque está à beira de falir. A Oi detém 65% da telefonia no Brasil e a única empresa escrita para o leilão é uma estatal Chinesa. Definitivamente o Brasil será um Tigre Asiático. Somos Ching Ling!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*