TRE recebe quase 600 denúncias de irregularidades no processo eleitoral em Rondônia

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) recebeu 537 denúncias de eleitores contra crimes e ilícitos eleitorais em todo o estado pelo disque eleição. Do total apurado até a última quinta-feira (4), 116 são relativas a crimes eleitorais, 54 condutas vedadas e 367 são de propaganda irregular.

Durante toda a campanha e também neste domingo, dia da eleição, o disque 0800 148 0148, continua recebendo denúncias, que vão resultar na apuração da Justiça Eleitoral.

Pelo mesmo número, o TRE também recebeu 20 pedidos de informações de eleitores e 131 pedidos de informações da Coordenadoria de Segurança das Eleições.

Além do disk denúncia, os eleitores podem denunciar crimes eleitorais através do aplicativo Pardal.
Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 1º de outubro mostra 16.169 atos irregulares cometidos pelos candidatos e seus aliados durante o atual período eleitoral. A maioria das irregularidades denunciadas por meio do aplicativo Pardal foi de propaganda irregular – 11.019 registros.

Pelo aplicativo, é possível fazer denúncias de propaganda de rua irregular, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos na campanha.

O objetivo dos canais de denúncias é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral são as autoridades responsáveis por apurar as infrações relatadas pelos usuários.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*