Morre Dom Antônio Possamai – velório acontece em Ji-Paraná

Bispo emérito Dom Antônio Possamai durante celebração na igreja São João Bosco
Bispo emérito Dom Antônio Possamai durante celebração na igreja São João Bosco

Morreu aos 89 anos de idade, vítima de parada cardíaca, o Bispo Emérito da Diocese de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai. O religioso morreu na tarde do último sábado (27), em Porto Velho. O prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), decretou Luto Oficial de três dias  nas repartições públicas municipais pelo falecimento do religioso.

Marcito Pinto lamentou a morte do bispo que chegou a Ji-Paraná no início do ano de 1983 e dedicou mais de 25 anos da sua vida à frente da Igreja Católica, em paróquias nos municípios de Jaru a Vilhena.

Dom Antônio colaborou na criação de mais de 1.500 comunidades de base, implantou a escola de Fé e Política, que é pioneira no Brasil, promoveu evangelização no Estado de Rondônia, lutou por justiça social aos pobres e no combate à corrupção.

O corpo do bispo está sendo velado na Igreja São João Bosco, no centro de Ji-Paraná. Missas de corpo presente serão celebradas hoje, dia 29, às 15:00 horas e 19:30 horas. Os fiéis farão vigília durante a noite. Nesta terça-feira, dia 30, haverá missa às 6 horas e às 14 horas. Em seguida, o corpo será levado para a Igreja São José, onde será sepultado no espaço reservado aos religiosos dentro do templo.

Trajetória de luta e amor ao próximo

Nomeado bispo no dia 04 de março de 1983, a ordenação episcopal aconteceu em sua cidade natal (Ascurra/SC) do dia 15 de maio, assumindo como lema o que o caracteriza como bispo: “O Senhor me ungiu para evangelizar os pobres”.

Na Congregação Salesiana, sua profissão religiosa aconteceu no dia 31 de janeiro de 1948, e a Ordenação presbiteral em 08 de dezembro de 1957. Cursou filosofia em São Joao Del Rey/MG de 1948 a 1950; teologia no Instituto Pio XI em São Paulo de 1954 a 1957; Curso de renovação teológica e espiritualidade na Venezuela em 1970; foi diretor de estudos, pároco e vigário paroquial. Vice provincial dos salesianos em Porto Alegre/RS de 1963 a 1972; Provincial em Recife/PE de 1976 a 1982. Como bispo de Ji-Paraná esteve a serviço da CNBB sendo presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes, presidente do Regional Norte I, vice-presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia; membro delegado da Conferencia de Aparecida (CELAM).

Familiares do bispo emérito Dom Antônio Possamai
Familiares do bispo emérito Dom Antônio Possamai

A Prelazia de Rondônia, criada no dia 03/01/1978 pela Bula Tametsi Munus Nostrum do Papa Paulo VI, foi desmembrada das Prelazias de Porto Velho e Guajará-Mirim, elevada à Diocese pela Bula do Papa João Paulo II, Ab ipsa Ecclesiae, no dia 19/02/1983, recebendo o nome de Diocese de Ji-Paraná. Seu primeiro Bispo Prelado foi Dom José Martins da Silva, SDN (1978-1982); a partir da data da criação da Diocese, Dom Antonio Possamai foi seu primeiro Bispo Diocesano: Eu cheguei quando começou a conquista da Amazônia. Lembro-me das florestas que aos poucos foram sendo derrubadas, mas ninguém tinha coragem de enfrentar essa realidade, testemunhou Dom Antônio durante uma entrevista.

Durante 24 anos (05/06/1983 a 11/04/2007) esteve à frente do povo de Deus da Diocese de Ji-Paraná, semeando a esperança, atuando na defesa dos sem-terra, dos direitos humanos, dos índios, das comunidades e do meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*