Bateria mais barata impulsionará a energia eólica e solar em 50% até 2050

Armazenamento de Energia, Energia Eólica, Energia Solar O relatório anual de energia da Bloomberg (BNEF) concluiu que a energia eólica e a energia solar deverão aumentar 50%, o que significa que representarão 50% da produção mundial de energia até 2050. Este crescimento está fazendo com que haja redução do custo das baterias. O relatório de 150 páginas, foi escrito por mais de 65 analistas de todo o mundo.

As perspectivas deste ano concluíram que o impacto da queda dos custos das baterias de íons de lítio conduzirá a um enorme crescimento da nova capacidade de energia renovável entre 2018 e 2050. Durante esse período, os autores estão prevendo investimentos de US $ 8,4 trilhões dentro da energia eólica e solar, com um adicional de US $ 1,5 trilhão em hidro e nuclear energia. Desde 2010, o custo das baterias de lítio-íon por megawatt-hora caiu 80%. “Estimamos que US$ 548 bilhões sejam investidos em capacidade de bateria em 2050, dois terços disso no nível da rede e um terço instalado atrás das famílias e empresas”, disse Seb Henbest, chefe da Europa, Oriente Médio e África da BNEF. E principal autor do Neo 2018, em um comunicado. Esses investimentos devem produzir um aumento de 17 vezes na capacidade de energia solar em todo o mundo e um aumento de seis vezes na capacidade de energia eólica. De acordo com o relatório, o custo nivelado da eletricidade (LCOE) de novas usinas fotovoltaicas deve cair em 71% até 2050 e 58% para a energia eólica. Entre 2009 e 2018, o LCOE para energia solar e eólica caiu 77% e 41%, respectivamente. Hoje, as usinas termoelétricas a gás e outros geradores de energia baseados em combustíveis fósseis fornecem eletricidade 24 horas por dia – a chamada base de carga. No entanto, a BNEF prevê em 2050 um futuro em que as usinas movidas a gás sejam responsáveis pela energia de reserva em vez da carga de base. A geração a gás deve aumentar em 15% entre 2017 e 2050, mas sua participação na eletricidade global deve diminuir. Uma vez que a energia renovável ocupará o primeiro lugar no mix de geração de energia, a BNEF prevê que as emissões globais irão cair, ao invés de subir, além de um ponto de inexão 

O relatório estima que as emissões do setor elétrico global aumentam 2% entre 2017 e 2027, após o que cairá 38% em 2050. O New Energy Outlook baseou suas conclusões na modelagem da geração de energia, país a país, e na evolução da dinâmica de custos de diferentes tecnologias. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*