Esgoto coletado e tratado, assim será Ji-Paraná

O Consórcio composto pelas empresas A Gaspar e Proacqua S/A que irá realizar a construção do sistema de coleta e tratamento de esgotamento sanitário de Ji-Paraná, deverá instalar o canteiro de Obras na cidade já no mês de Janeiro de 2019.

A ordem de serviço autorizando a execução dos trabalhos foi assinada na manhã de hoje (10), no plenário da Câmara Municipal, com a presença do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, Governador do Estado, Daniel Pereira, Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, Senador Ivo Cassol, deputado federal Marcos Rogério e do presidente da Câmara, Affonso Candido.

Os investimentos na obra são de aproximadamente R$ 180 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e prevê a instalação de 399 quilômetros de rede de coleta, na área urbana da cidade, sistema de bombeamento, construção de uma estação de tratamento e efluentes (ETE), contendo oito lagoas para contenção de dejetos, sendo quatro lagoas anaeróbias e quatro aeróbias, que serão responsáveis pela purificação de 92% do esgoto coletado.

Em sua fala junto ao público presente, o Senador Ivo Cassol (PP), destacou a importância dos investimentos para melhorar a saúde e o bem-estar da população e pediu aos representantes da empresa que contratem mão de obra local para execução do projeto, visando a geração de empregos para as pessoas da cidade.

Já o prefeito Marcito Pinto agradeceu todo o trabalho da bancada federal para a liberação dos recursos e lembrou que a solenidade de hoje, representa o trabalho de muitas mãos. “Para que nós chegássemos nesta assinatura, foram muitos anos de Luta, onde todos da bancada federal foram importantes, o ex-prefeito Jesualdo Pires também trabalhou muito, assim como o Ex-governador Confúcio, além de inúmeras pessoas do corpo técnico da prefeitura e do Governo do Estado. Todos foram fundamentais para que conseguíssemos esses recursos. E de agora para frente vamos contar com o trabalho dos membros da nova bancada federal que irão assumir e também do novo Governador Marcos Rocha. Precisamos de todos para que a obra seja realizada da melhor forma possível e que a população tenha um serviço de qualidade”, destacou Marcito.

O Governador do estado Daniel Pereira afirmou que a empresa terá todas as condições de tocar a obra com tranquilidade, pois segundo ele, o recurso está disponível e assegurado. “Basta que a construtora faça o trabalho corretamente para a aferição das medições, comprovando a execução da obra. O recurso está garantido.”, ressaltou o Governador.

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, finalizou a solenidade destacando a necessidade de investimento que Rondônia tem na área do esgotamento sanitário. “Rondônia é um dos Estados que menos tem tratamento de esgoto no país. Sabemos que implantar sistemas de esgoto sanitária no Brasil é um grande desafio. Muitos brasileiros não têm noção do quanto precisa para universalizar esse serviço. Para implantarmos sistemas como este de Ji-Paraná no Brasil todo, seriam necessário investimentos de mais de R$ 500 bilhões. Por isso, a importância de estarmos aqui neste momento em parceria com o Governo do Estado, bancada federal e prefeitura de Ji-Paraná para assinarmos a autorização para esta obra que irá contribuir muito com o desenvolvimento de Ji-Paraná”, enfatizou o Ministro das Cidades.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*