Marcos Rocha e Laerte Gomes apoiam prefeitos 

A maioria dos prefeitos Rondônia está na capital federal, para participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. Coordenados pela Associação Rondoniense de Municípios – AROM. Acompanhados dos vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos, os prefeitos  marcam presença nestes dias 08 a 11, na maior plenária política da América Latina, com mais de sete mil participantes de todo o País.

O evento municipalista coloca extensa pauta em debate, reunindo representantes de todas as esferas de governo e dos poderes, para reivindicarem melhorias às prefeituras. Entre os temas, a AROM destaca a aproximação dos governos municipais, estadual e federal, já que o evento conta com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, dos ministros e do governador de Rondônia, Marcos Rocha, que veio a convite da entidade. Outro destaque é para a participação do Parlamento Estadual, representado pelo presidente da ALE/RO Laerte Gomes, e toda a bancada federal de Rondônia.

As presenças do Governador e do presidente da ALE, são o reflexo de que os poderes entendem a essência do movimento municipalista, de buscar melhores condições aos prefeitos, para que possam conquistar investimentos, gerar emprego e desenvolvimento ao estado. A representatividade rondoniense tem se destacado no cenário nacional e impressionou o governador. “A unidade dos prefeitos é nítida. Temos que aproveitar essa motivação para transformar o estado por meio dos municípios”, disse Rocha. O deputado Laerte Gomes, que já foi prefeito e líder municipalista, conhece bem o papel da AROM e destacou que toda a população de Rondônia ganha com uma entidade forte e atuante, unindo os prefeitos por mais benefícios aos municípios.

Além de discutirem questões nacionais, os prefeitos rondonienses desenvolvem agendas com a bancada federal de Rondônia e ministérios. O Presidente da AROM, Prefeito Claudio Santos, organizou uma audiência com os gestores, Deputados Federais e Senadores, para tratar acerca das emendas de bancada e individuais. A reunião acontece no dia 10 (quarta-feira) e a entidade busca firmar compromisso com os parlamentares para que destinem a emenda coletiva do ano de 2019 integralmente para investimentos nos municípios do interior. Entre as áreas a serem sugeridas pela entidade está a infraestrutura urbana.

O Presidente Claudio avalia que o movimento municipalista está demonstrando muita união e força com registro de público recorde no encontro nacional e que Rondônia está em segundo lugar no ranking dos estados com maior número proporcional de prefeitos, 46 dos 52. “Esta é a vigésima segunda marcha e está ocorrendo justamente quando se completa os 100 primeiros dias do novo governo federal. Os prefeitos estão ávidos por ouvirem do Presidente Bolsonaro e de seus ministros quais são as metas que se alinham com a realidade das gestões locais, afinal, queremos mais Brasil e menos Brasília, ou seja, uma justa partilha dos recursos federais com os municípios, para que os prefeitos possam realizar uma boa gestão”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*