Pelo menos 30 mil animais serão vacinados contra raiva em Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), divulgou o último levantamento do número de cães e gatos realizado pelo município.  Houve um aumentou de quase 10 mil animais desde a última contagem. São quase 30 mil cães e gatos nas áreas urbana e rural.

Por conta do aumento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já está preparando o início da Campanha de Vacinação Antirrábica. A previsão é iniciar na área rural no próximo mês de julho. Até novembro, quase sete mil animais serão imunizados contra a raiva nas linhas rurais.

A coordenadora da UVZ, Eliana Pereira Dias Cruz, informou que a vacinação na área rural será mais extensa, pois será adotada a estratégia de imunizar os animais de casa em casa, realizada neste formato desde 2017.

“Nós implantamos este novo método para garantir maior cobertura da vacina nos quatro setores rurais de Ji-Paraná e, também os distritos Nova Colina e Nova Londrina e as aldeias indígenas. O esforço é grande, mas está dando certo e estamos conseguindo proteger a população da Raiva humana.”, explicou a Eliana.

A vacinação na área urbana começará em agosto no Primeiro Distrito. Em setembro será a vez do segundo distrito receber a imunização. Mesmo com o aumento do número de animais no município, Ji-Paraná está livre da doença, mas é preciso a colaboração da população para que todos os cães e gatos estejam imunizados.

“Ji-Paraná não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas, mas é importante garantir a vacinação como forma de prevenção. Quando vacinamos os animais, evitamos que essa doença seja transmitida ao ser humano. Além disso, pedimos que a população cuide dos seus animais. Não deixem cães e gatos soltos nas ruas. Isso gera risco para o animal e para as pessoas”, finalizou a coordenadora.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*