Agricultura familiar moderna transforma vida de pintor

O Banco do Povo, por intermédio do Gestor de projetos-Ivanildo Maia, responsável por essa iniciativa na região central do Estado, junto ao secretário Regional do Governo de Rondônia, Marcos Sucão, estão visitando propriedades que se destacam na produção e inovação direcionada à Agricultura familiar moderna.

A caminhada nesta atividade visa viabilizar e dar condições de Crédito, acompanhamentos técnicos, licenciamentos, bem como aproximar quem produz ao corpo técnico do Estado em busca de um estudo para o alinhamento de produção.

Umas das propriedades que chamou atenção se encontra na RO-470, Linha 81, a visita destacada foi na propriedade do ex-pintor, muito conhecido na cidade de Ouro Preto por  Telles. Ele é aposentado, mas, nem por isso deixou de ser um idealista. Telles tem uma propriedade de 5,5 hectares e, nela, plantou-coco, abacaxi, mandioca, Cacau, banana, diversificando a produção, transformando a propriedade em uma pequena empresa, fornecendo a ela condições de gerar renda e sustentabilidade.

 

O Banco do povo de Rondônia explica que este produtor com atenção rígida e optou a trabalhar com modernidade, adotando irrigações de gotejamento, consórcio de culturas, e que, com estas ações, o produtor rural Telles se torna um modelo a ser seguido, mostrando que, Pode sim ter uma arrecadação através de um trabalho de produção em um pequeno espaço.
E cita que Telles plantou 1.060 pés de coco anão e ainda diversificou a produção em meio ao coqueiral .
Se o objetivo é produzir água de coco, o mais recomendável é o coqueiro-anão, e foi ele que Telles optou em plantar. Começa o cultivo no início da estação chuvosa e com o sistema de irrigação. Em três ou quatro anos pode ser iniciada a colheita. A árvore tem produção anual de 150 a 200 frutos.

Elas são vendidas por R$ 1,00 Um Real a unidade, e se neste caso, a produção é de 200 cocos por pé, e se ele plantou 2.060 unidades a produção é de 412.000 (quatrocentos e doze mil frutas)- Gerando a renda bruta por ano de mais de R$:400.000,00
Claro que estamos falando em cálculos de uma produção completa e com sucesso ao extremo, afirma Maia, “mas uso este termo para dar exemplo de o quanto se pode ganhar em um pouco espaço, e com trabalho direcionado a atividades rentáveis”, concluiu ao dizer que ele agrega com as outras culturas, sem dúvida tem-se aí uma super-renda anual.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*