Caminhos da Produção é o novo programa da Prefeitura de Ji-Paraná

O Prefeito Marcito Pinto (PDT) lança nos próximos dias o Programa Municipal Caminhos da Produção. O Programa, voltado à área rural, pretende construir mais de 250 bueiros com boca de ala de concreto, 60 pontes e trabalhar na infraestrutura das principais estradas vicinais coletoras da produção agrícola e pecuária nos setores produtivos de Ji-Paraná.

Estão disponibilizados R$ 10 milhões de reais de recursos próprios que serão utilizados em duas etapas, sendo a primeira já neste ano de 2019 e a segunda, em 2020. O Programa Caminhos da Produção envolverá diretamente 50 servidores da secretaria de obras, divididos em quatro frentes de trabalho, terraplanagem, equipe de apoio, pontes e bueiros. Todos trabalhando simultaneamente.

Estão contemplados os setores das Duzentos, Riachuelo, Gleba G, e Itapirema. Nesta primeira etapa do programa, estão programadas para serem recuperadas as linhas do Travessão Municipal, no setor da Gleba G; a linha 12 do setor Itapirema; linha 16, no setor das Duzentos; Linha 86, desde a linha 128 até a divisa com o município de Rondolândia (MT) e linha Santa Rita, no setor Riachuelo.

Ao todo serão 120 quilômetros de estradas vicinais que receberão infraestrutura completa com o alargamento das vias para 12 metros de largura, ampliação das margens nas curvas visando dar mais segurança ao tráfego, baloamento e regularização das laterais para melhorar o escoamento das águas de chuvas, corte de morros e aterro das partes baixas, terraplanagem, cascalhamento e compactação em toda extensão das estradas.

Marcito explicou que além de melhorar o acesso da produção agrícola e pecuária, o programa garantirá mais segurança e qualidade da malha viária rural e, diminuirá a necessidade de manutenção com serviços paliativos, uma vez que serão substituídos os pontilhões de madeira por bueiros de concreto e ainda eliminados todos os pontos de atoleiros com a elevação do nível dessas estradas.

O Prefeito ressaltou que a Linha União, concluída recentemente pela prefeitura, foi o projeto piloto. Esta linha sempre apresentava problemas com atoleiros e quedas de pontes, e nos últimos meses recebeu atenção especial. “Nossa intenção é levar a mesma qualidade desses serviços para as outras regiões da área rural. Com essas estradas melhores,  o produtor ganha em diversos aspectos. O transporte deixa de ter manutenções, pois o veículo quebra menos e, com isso, o custo do transporte fica mais barato e a produção chega mais rápido ao destino”, exemplificou Marcito.

A estrada da Linha União, com mais de 28 quilômetros, corta uma importante região produtiva do município, com cerca de 110 propriedades rurais de grande, médio e pequeno porte ligadas a produção de leite, gado de corte e piscicultura.

“A linha União é o modelo que estamos adotando para o Programa Caminhos da Produção. Somente nesta linha foram construídos 32 bueiros de vazão simples, dupla e tripla. Todos feitos com as bocas de alas construídas com concreto armado, um trabalho de infraestrutura duradouro que dificilmente apresentará problemas no período das águas”, completou Marcito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*