Promovida em Ji-Paraná Semana do Bebê

Fortalecer as ações de cuidados com a primeira infância é o principal objetivo da Semana do Bebê, que será desenvolvida pela Prefeitura, na próxima semana em Ji-Paraná.

Serão realizadas pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, várias atividades voltadas para a saúde do bebê.

O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que promove em vários países os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes.

A abertura está marcada para segunda-feira (19), às 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação, com palestra com a médica Arissa Sales. A profissional irá orientar os agentes comunitários de saúde para que possam apoiar as famílias durante as visitas domiciliares para o cuidado adequado com as crianças de até cinco anos de idade.

A coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, explica que as atividades desenvolvidas na próxima semana terão temas como a formação de vínculo e estimulação do bebê, gravidez na adolescência, a importância do brincar na infância e desenvolvimento nutricional e emocional.

“Além das atividades das secretarias de Educação e Assistência Social, as Unidades Básicas de Saúde irão oferecer palestras sobre a importância da amamentação e vacinação, que é um dos indicadores que tem sofrido uma queda no país inteiro. Além disso, serão oferecidos testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV. A Semana do Bebê irá incentivar a população a refletir sobre a importância dos primeiros anos de vida da criança” ressaltou.

Várias ações também serão realizadas nos três Centros de Referências de Assistência Social de Ji-Paraná. “Nós vamos orientar as famílias sobre os cuidados sobre a questão psicológica e o desenvolvimento emocional através do vínculo afetivo da Musicaterapia”, explicou a coordenadora geral da Proteção Social Especial da Semas, Ynaiáh Cristina Cremonese.

A secretaria de Educação irá promover uma palestra sobre o brincar, no Centro Municipal de Educação Infantil Nelson Dias. Devem participar crianças, professores a e comunidade.

“Todos estão convidados para participar deste momento. Faremos a reflexão da experiência de brincar para o desenvolvimento da pessoa. Quando uma criança usa a imaginação na infância, ela aprende lições para toda vida”, finalizou Mireni dos Santos Alves, representante da Semed no Selo Unicef.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*