Raças zebuínas – touros que valem ouro

Coral MAT com MGTe (Mérito Genético Total Econômico) de 31,86.
Coral MAT com MGTe (Mérito Genético Total Econômico) de 31,86.

Celeiro das raças zebuínas, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), recebeu de 17 a 25 de agosto, a 12ª da Expogenética, evento que destaca os principais avanços do melhoramento genético de bovinos no País.

Entre grandes leilões, divulgação de sumários, e contratações de peso, a Alta mostrou, em mais um ano, a força da bateria zebu. Nos dois principais sumários anunciados no evento, da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) e PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), a empresa conquistou a liderança.

Entre os quinze primeiros colocados na divulgação da ANCP, 60% estão contratados pela Alta, inclusive o líder: Coral MAT com MGTe (Mérito Genético Total Econômico) de 31,86. O reprodutor do criatório Rancho da Matinha, é filho de REM Armador, em matriz Backup, e conquistou o maior MGTe da história do programa ANCP e o segundo maior Índice Real Matinha.

Outro grande resultado deste ano foi alcançar o topo também no Sumário PMGZ com o touro Deca 1, REM Esteio, do criatório Genética Aditiva. Esteio possui em sua genealogia paterna REM Atolo em matriz REM Ricket, se confirmando com uma grande opção para o melhoramento genético da raça. No PMGZ, a Alta também fez oito animais entre as quinze primeiras colocações.

“É mais um ano de grandes resultados para Alta. Nossa busca constante por touros de qualidade é reflexo dessas vitórias. Durante a Expogenética nossa Central recebeu mais de 3 mil visitantes e criadores importantes em busca de novidades, ou seja, touros jovens que possam agregar valores aos seus criatórios”, destaca o Gerente de Corte Zebu, Rafael Oliveira.

O 2º Leilão de Novilhas e Touros Genética Aditiva Agropecuária, também coroou outro grande reprodutor da bateria, REM Dulldog, que teve 50% da cota comercializada, sendo avaliado em sua totalidade em mais de R$ 1.300.000. O touro é filho de REM Armador, reconhecidos como um dos touros que mais tem auxiliado o avanço genético do Nelore, e Rem Ricket em sua linha materna.

“Sua produção vem se destacando em vários criatórios, apresentando filhos com ótimo ganho de peso, conformação e fertilidade, e filhas precoces e férteis, comprovando toda sua força em sua avaliação genética”,acrescenta Oliveira.

Durante a Expogenética a Alta também contratou 12 touros Nelore PO, três touros Nelore Pintado e um reprodutor mocho. Além disso, mais de 30 touros integraram o programa Prestação de Serviços, atingindo o montante de mais 70.000 doses contratadas.

Confira todos os destaques dos Sumários:

PMGZ

1º REM Esteio

2º Faraó FIV FVC

5º Hisquimo da Campo Belo

6º Operário Col

9º REM Dheef

12º 9832 da EAO

14º REM Atolo

15º REM Dulldog

ANCP

1º Coral MAt

3º Dollar FVC

4º Brasileiro J Machado

5º Criador Rsan

8º Rem Formoso

10º Belo J Machado

11º REM GPS

13º REM Garantido

 

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*