Sessão Solene homenageia profissionais do Santa Marcelina, bombeiros e policiais militares

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (02), Sessão Solene para a entrega de Voto de Louvor aos profissionais de saúde do Programa de Hanseníase do Hospital Santa Marcelina e para os bombeiros e policiais militares, proposta pelo deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PRB).

Cabo Jhony Paixão presidiu a solenidade, que contou com as presenças da diretora geral do Santa Marcelina, Irmã Lina Ambiel, do subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvander Gregório, e do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Carlos Gomes, a coordenadora estadual de Hanseníase da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Albanete Mendonça, entre outras autoridades.

Ao abrir a solenidade, Cabo Jhony Paixão disse que “os policiais militares, os bombeiros e também os profissionais de saúde, muitas vezes dão suas vidas pelas outras pessoas. Onde homens e mulheres de bem se juntam para trabalhar, com certeza vai dar certo. Deus permite e ampara que coisas boas aconteçam”, destacou.

O parlamentar ressaltou ainda que “é importante o reconhecimento ao trabalho de todos esses profissionais. E através de minha iniciativa, aprovada aqui na Assembleia Legislativa, estamos fazendo essa entrega do Voto de Louvor. É o mínimo que podemos fazer: reconhecer ações dignas de pessoas de bem”.

 

Pronunciamentos

“É o Senhor quem nos capacita, nos conduz e nos ajuda a criar os meios para ajudar a quem precisa. O Senhor é a luz que brilha em cada caminhada. Quero em nome de todos os nossos servidores, pela homenagem, que significa respeito à nossa instituição. Que Deus nos abençoe a todos”, disse a Irmã Lina.

A representante da Agevisa observou que o Santa Marcelina é o hospital de referência no tratamento de Hanseníase, sendo fundamental para o tratamento da doença.

O comandante do 1º BPM disse que “reconhecimento é algo salutar e deve ser feito sempre que possível. São coisas simples, que nos trazem um alimento para a alma e mostram que o trabalho é importante e reconhecido pela sociedade”.

O subcomandante dos Bombeiros abriu sua fala ressaltando o trabalho desenvolvido pelo hospital Santa Marcelina. Em seguida, ele enfatizou que a atuação dos policiais militares e bombeiros mostram o comprometimento desses profissionais.

“É no momento de se tomar decisão: agir ou não agir, definir que ação tomar, que se mostra o valor honroso de quem usa a farda. Segurança tá na alma, é uma profissão que nos escolheu. Agradeço por testemunhar essa homenagem tão merecida e ressalto a iniciativa do deputado Cabo Jhony Paixão”, afirmou.

 

Homenageados

Falando em nome dos homenageados do Santa Marcelina, o coordenador do programa de Hanseníase Cleomar Silva, agradeceu ao deputado Cabo Jhony Paixão e estendeu a homenagem a todos os servidores que estão envolvidos com o trabalho.

“Antes, a comunidade em tratamento vivia isolada. Hoje, a situação mudou. É um sentimento extensivo a todos os nossos profissionais. Somos uma entidade filantrópica que precisa do apoio do poder público e da sociedade. Nossos agradecimentos pela homenagem e pelo reconhecimento”, destacou.

O cabo Rômulo César Pedro também fez uso da palavra, enaltecendo que “não trabalhamos para buscar o reconhecimento, para atuar em defesa da vida e da nossa população. Mas, quando o deputado, em nome da sociedade, faz esse reconhecimento, nós temos que agradecer, em nome de toda a nossa corporação”.

O sargento Cleydson Vidal acrescentou que “nosso serviço é esse. Nossa missão é essa: servir e proteger. Foi isso que fizemos e agradeço ao deputado Cabo Jhony pela homenagem. É por nossa família que trabalhamos e pela sociedade como um todo”, afirmou.

 

Bombeiros

Foram homenageados com Voto de Louvor os Bombeiros Militares, cabo Rômulo César Pedro e soldado Luan Palmeira do Nascimentos, que atuam em Vilhena. Os dois socorreram uma adolescente de 15 anos, que deu à luz uma menina dentro do vaso sanitário. Quando os militares chegaram à residência, o bebê prematuro estava sem os sinais vitais, eles prestaram os primeiros socorros e graças ao profissionalismo, dedicação e agilidade no atendimento, conseguiram reanimar a criança, fazendo-a recuperar os sinais vitais.

 

A garota ainda estava no vaso sanitário, com o cordão umbilical ligado ao bebê. A criança estava submersa na água há cerca de 10 minutos, segundo a jovem. Os militares retiraram a adolescente do vaso e começaram a aplicar técnicas de reanimação no bebê. A criança foi trazida para a UTI neonatal em Porto Velho e seu estado de saúde é estável.

 

Policiais Militares

Também foram homenageados com Voto de Louvor os policiais militares, da Força Tática do 1º BPM, sargento Cleydson Vidal de Melo, cabo Halisson Tiago Lima Teixeira e os soldados Daniele Janaína e Jeferson Rafael Lima.

Os policiais salvaram a vida de um idoso e de seu filho, deficiente visual, quando a casa deles foi incendiada, no bairro Jardim Santana, em Porto Velho. Os PM’s arrombaram a janela da casa, e perceberam que havia duas pessoas dormindo em uma cama. Com parte da casa em chamas, e coberta de fumaça, eles arrombaram a porta da casa, e retiraram o idoso no colo, já que ele estava com dificuldades para se movimentar. O deficiente visual, também foi carregado no colo pelos policiais.

Os policiais com o apoio de moradores, conseguiram controlar o fogo usando baldes de água até a chegada do Corpo de Bombeiros. Apesar da gravidade do incêndio, ninguém ficou ferido.

 

Santa Marcelina

Um vídeo com informações acerca do trabalho desenvolvido pelo hospital Santa Marcelina foi exibido durante a Sessão Solene. O Santa Marcelina é uma referência em tratamento da Hanseníase e serviu de modelo para outras unidades de saúde do Brasil, na destinação de recurso do Ministério da Saúde, para prevenção e reabilitação da doença infectocontagiosa que afeta pele e nervos.

O hospital conta com uma equipe de mais de 30 pessoas envolvidas no diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de ser referência como o único que opera pacientes com inflamação dos nervos periféricos nos braços e pernas, com cirurgias realizadas por três ortopedistas especialistas na doença.

Pelo trabalho do hospital Santa Marcelina foram contemplados com o Voto de Louvor a Irmã Lina Ambiel, a Irmã Claudia Greco, do programa de Hanseníase, o coordenador do programa de Hanseníase, Cleomar Silva, a gerente administrativa, Carla Gomes; a médica dermatologista e infectologista, Kazue Narahashi, Osmar Moraes Leite, da oficina ortopédica do programa de Hanseníase, e a fisioterapeuta Hosana Lopes.

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: José Hilde-Decom-ALE-RO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*