Prefeitura faz workshop sobre prevenção à violência sexual infantil

A Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Ji-Paraná, realizou na manhã de hoje (17), um workshop sobre prevenção e combate à violência sexual na 1ª  infância. O evento voltado aos profissionais que atuam nas escolas municipais e nas entidades ligadas a rede de proteção à criança contou com a presença de diretores de escolas, professores, orientadores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

O Worshop contou ainda com a participaram do Prefeito Municipal, Marcito Pinto (PDT), do Juíz do Trabalho, Carlos Antônio Chagas,  Juíza da Vara da Infância e Juventude, Ana Valeria Ziparro, o Juiz da 2ª Vara Criminal, Edwaldo Fantini Junior, Procurador do Ministério Público Federal, Murilo Constantino, inspetora chefe da Polícia Rodoviária Federal, Ângela Brondolo, e da secretária de Assistência Social, Sonia Reigota.

Com o Tema Desconstruindo Mitos Sobre a Violência Sexual, a equipe multiprofissional do CREAS/PAEFI, orientou os profissionais sobre como identificar e lidar com casos de violência sexual envolvendo crianças. Na oportunidade, foi apresentado os bonecos Pipo e Fifi e os livros pedagógicos que foram adquiridos para um trabalho de prevenção que será realizados nas escolas municipais e também nas entidades da rede de proteção à criança.

Os bonecos Pipo e Fifi e o livro Ensinando proteção contra a violência sexual, são ferramentas educativas que explicam às crianças conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e descomplicada, ensinam a diferenciar toques de amor de toques abusivos e aponta caminhos para o diálogo, proteção e ajuda às famílias e crianças vítimas de abusos sexuais.

Todo o material de orientação pedagógica foi adquirido pela prefeitura municipal, com recursos no valor de R$ 10 mil reais, oriundos da 1ª Vara do Trabalho, por meio de iniciativa do Juíz Doutor Carlos Antônio Chagas Junior, onde os valores arrecadados com ações trabalhistas, multas e Termos de Ajustamento de conduta (TAC), são revertidos em investimentos para projetos sociais na cidade de Ji-Paraná.

Conforme as informações prestadas, pela psicóloga palestrante, Mariana Coleto, uma média de  1 a cada 5 crianças sofre algum tipo de violência sexual durante a infância. Os abusos ocorrem na mesma proporção independente de etnia, cultura, idade, gênero ou classe social. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa da convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto. “Por isso, informação é essencial, tanto para os educadores e responsáveis pela criança, quanto para ela mesma”, completou a psicóloga.

Para a coordenadora do CREAS/PAEFI, Glécia Ranny Alves, nunca é cedo demais para a criança aprender esses conceitos, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias. Estudos mostram que a informação em assuntos sobre o corpo e a sexualidade torna a criança menos vulnerável ao abuso sexual e com competência e habilidade para se expressar e buscar ajuda caso esteja sofrendo este tipo de violência.

Já o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, enalteceu a importância de o tema ser tratado junto aos educadores e também ser levado às crianças de uma forma lúdica e de fácil compreensão. O prefeito lembrou que este trabalho de capacitação que está sendo  desenvolvido pelo CREAS/PAEFI é uma extensão das atividades da campanha Faça Bonito que em 2020 chegará a 11ª edição. “A equipe do Creas está ampliando as ações e buscando fazer com que essas orientações chegam cada vez mais longe, especialmente às famílias. Tenho certeza que a forma mais eficaz de combater à violência sexual é a prevenção, feita através da capacitação e sensibilização da sociedade”, ressaltou.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*