História das escolas rurais é tema do livro feito por três mulheres

O desafio de dar aula nas zonas rurais do Mato Grosso e Rondônia, desde os primórdios da colonização, faz parte agora de um livro feito a seis mãos. Três mulheres foram a campo pesquisar e conseguiram contar muitas histórias desses períodos. Trata-se da “História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros (Mato Grosso e Rondônia) Entre o Ofício e a Missão: Formação de Professoras Normalistas e Missioneiras Rurais.”  

As autoras são Cleicinéia Oliveira de Souza, Nilce Vieira Campos Ferreira e Fernanda Batista do Prado. A noite de autógrafos para o lançamento do livro será no próximo dia 28 de novembro, às 19h30 na Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná. O acontecimento cultural  é aberto à comunidade acadêmica de todos os campi da UNIR, demais seguimentos universitários e para toda a comunidade. 

Autoras

Cleicinéia Oliveira de Souza nasceu na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá e continua desenvolvendo pesquisas na área de História da Educação Feminina nas regiões do Centro-Oeste e Norte do Brasil, especificadamente nos estados de Mato Grosso e Rondônia.

 

 

 

Nilce Vieira Campos Ferreira é Pós-doutora, doutora e mestra em Educação, graduada em Letras e Pedagogia, docente do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina (RECONAL-Edu). Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG).

 

 

 

Fernanda Batista do Prado é Psicóloga, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG). Possui Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Fundação Universidade Federal de Rondônia/ (UNIR) Campus Porto Velho. Atua na área de Psicologia Social e estudos com ênfase em Psicologia Escolar, Psicodinâmica do Trabalho, Representações Sociais, História das Instituições Educativas, História da Educação e História das Mulheres.

 

 

RESUMO DO LIVRO
Mulheres iniciaram suas carreiras como professoras no vasto território das regiões Centro-Oeste e Norte brasileiras. Ali foram educadas, traçaram seus caminhos e buscaram a sobrevivência por meio de uma profissão. Outras atravessaram o mar para se dedicar à missão de evangelizar por meio da educação. História da Educação no Centro-Oeste e Norte Brasileiros, Entre o Ofício e a Missão: Professoras Normalistas e Missioneiras Rurais desponta da análise da história da educação das mulheres, a partir das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero (GPHEG) e na Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina (Reconal-Edu). A obra traz reflexões acadêmicas que abordamos em nossos grupos de pesquisa, de ensino e de extensão sobre a história da educação das mulheres e de sua formação para a atuação no magistério. Resulta de um movimento coletivo de escrita que se integra e se completa, permitindo compor um relato significativo que registra a luta das mulheres pela sua educação e pelo direito de se tornarem professoras. Nessa nossa concepção, a história da educação feminina que registramos parece-nos que pode ser útil como instrumento crítico e pode-nos permitir, ao analisar uma situação de outrora, compreender uma situação que vivenciamos hoje. Desse modo, entendemos que a história das mulheres é também uma história dos homens, uma história da relação que se estabelece entre homens e mulheres. Assim a escrevemos: uma história da educação das mulheres que considera as relações entre os gêneros.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*