Saúde de Cabixi promove capacitação ao atendimento de emergência

Simulação de acidente com parte do treinamento.

O Secretário Municipal de Saúde de Cabixi, Edson Lima Nascimento Filho, conclamou a sua equipe de colaboradores para participarem da primeira mega capacitação dos seus colaboradores a promoção da gestão de talentos quanto à urgência e emergência na atenção básica, juntamente com o apoio do prefeito Silvenio Antonio de Almeida.

O ministrante da capacitação professor enfermeiro Bruno Guimarães, junto com a equipe de profissionais da saúde no Município de Cabixi, nos dias 6 e 7 de novembro do corrente ano, promoveram uma verdadeira revolução na área urbana do Município, dado que a capacitação não só aconteceu na parte teórica, foi levado a prática, com encenações realísticas de acidentes, em que a equipe sob forte pressão psicológica tiveram que agir e mostrar competência de como ser resiliente e ter o controle emocional para prestar um melhor atendimento nas horas mais difíceis.

Na capacitação e promoção da gestão dos talentos, tanto teóricos como práticos, foram em todo o seu transcurso acompanhado pelas médicas residentes no município, e também pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem, juntamente com os profissionais do quadro de colaboradores do Município, que tiveram grande importância na organização de todo evento, de forma a proporcionar a todos grande aprendizado com o objetivo de fortalecer o compromisso de estruturar na prática as orientações transmitidas pelo professor enfermeiro Bruno Guimarães.

A Cidade foi pega de surpresa, após a parte teórica, foi o momento de colocar a capacitação na prática, para isso, a Polícia Militar esteve presente e foi de fundamental importância à colaboração do policiamento, tanto para a proteção da equipe de saúde do Município, como nas encenações dos acidentes.

Com as sirenes ligadas das ambulâncias e o aparato policial deixou a Cidade sob alerta, e, nos pontos estratégicos foram colocados veículos simulando acidente com cidadãos colaboradores, devidamente maquiado, aparentando gravemente feridas. Além de ter lá pessoas simulando curiosos, com o objetivo de prejudicar e estressar o atendimento de urgência emergência.

As equipes de socorro que participaram do treinamento, de acordo com o professor enfermeiro Bruno, superaram as expectativas, uma vez que souberam lidar com a pressão popular, com o equilíbrio psicológico, com a resiliência e, acima de tudo, aplicando as técnicas corretas para cada situação como as que foram colocadas nos procedimentos simulados.

A médica Dr. Tania Maria Barbosa, ao final do treinamento fez o seguinte comentário: “Já fiz várias capacitações em grandes centros médicos no Brasil. Porém, a exemplo desse que nesses dois dias estivemos envolvidos aqui em Cabixi, nunca tinha visto e nem participado com tanto empenho e com total êxito. Não tenho dúvidas, uma capacitação como essa não ficaria menos de R$ 3.000,00 em qualquer instituição de ensino. Hoje, posso dizer, todos nós aqui, ganhamos um bônus de R$ 3.000,00 mais conhecimentos imensuráveis, parabéns a todos nós”.

O secretário de Saúde Edson Lima Nascimento Filho, em nome do Prefeito Silvenio de Almeida, agradeceu a todos os colaboradores e ao professor enfermeiro Bruno Guimarães Aproveitou o secretário em nome do Prefeito, para garantir a toda equipe que os treinamentos, capacitação e a promoção de talentos apenas começou, e que Cabixi será referência no Estado quanto a excelência na atenção básica da saúde.

 

 

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*