Morre aos 90 anos Judithe, matriarca da Família Vilela

Roberto Gutierrez – Morreu hoje, aos 90 anos de idade, a pioneira de Ji-Paraná Judithe Martins Vilela, viúva do empresário e pioneiro Jovem Gonçalves Vilela, um dos fundadores da maçonaria na então Vila de Rondônia.  O velório está acontecendo no Palácio da Loja Maçônica que leva o nome do marido dela, localizada na rua Júlio Guerra.  

Dona Judithe estava com um problema no esôfago e faleceu em casa. Ela era mãe de José Carlos Martins (in-memória) Vanda Lúcia,  Soraia Régia e Jovem Gonçalves Vilela  Filho.  A matriarca deixa nove netos e três bisnetos.  

Nascida em 6 de dezembro de 1929, em Imperatriz, no Maranhão, dona Judite chegou à Vila de Rondônia, acompanhada do marido Jovem Gonçalves Vilela, em 1966. Fazia apenas cinco anos que a BR-29 – hoje 364, havia sido aberta. Em todos os rios de grande e médio porte, não havia ponte. O único meio de travessia era por balsa.  Com a expectativa pela chegada do Ibra, mais tarde Incra, que tinha projeto para colonizar Rondônia, o casal se viu otimista com as oportunidades que a Vila de Rondônia oferecia. Assim montaram a Casa Canta Galo, primeira casa especializada em produtos agropecuários.  Foi um período de muito sacrifício por conta das dificuldades, mas, gratificante pelo retorno rápido nos empreendimentos.

Ao lado de Raimunda Maria Chaves, dona Santa, dona Judithe ajudou a fundar o Clube das Mães, bem como uma das fundadoras da Savi – Sociedade Amigos da Vila de Rondônia, que funcionava na área onde hoje é a casa do Papai Noel.

Na década de 1990, dona Judithe sofre um grande impacto na vida com a perda do marido. Hoje Jovem Gonçalves Vilela é nome de rua,  de escola e da Loja Maçônica que ajudou a fundar.  

De família numerosa e unida, a maioria mora em Ji-Paraná. O sepultamento da matriarca da família Vilela será nesta quinta-feira 19/12, às 9 horas. 

Judite Martins Vilela, viúva do empresário e pioneiro Jovem Gonçalves Vilela.

Em cartaz no cine Milani – Ji-Paraná

A imagem pode conter: texto

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*