Cancelamento das eleições e coronavírus #Coluna do Gutierrez

Supermercado Irmãos Gonçalves

Decisão corajosa –

A seriedade e as decisões acertadas com as quais o prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto,  e sua equipe estão conduzindo as medidas de prevenção e proteção, em tempo de Coronavírus, são dignas de elogios.

O prefeito Marcito Pinto já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná e presidente da Federação das Associações Comerciais Empresariais de Rondônia. Tente imaginar, então, a pressão que ele deve ter sofrido ao decidir fechar o comércio por 15 dias?

Supermercados

A direção do supermercado Irmãos Gonçalves (foto)  está divulgando nas redes sociais que suas lojas vão continuar abertas todos os dias, que não haverá desabastecimento, que as pessoas evitem ir ao mercado em família, ou seja, vá sozinho. Por último, o comunicado pede que os clientes mantenham no mínimo um metro de distância de outras pessoas.

Adiamento das eleições

A pandemia de coronavírus reascende uma discussão que vai causar muita polêmica: o cancelamento das eleições municipais deste ano e que elas ocorram em 2022, unificando todas as eleições. Assim você poderia votar de vereador a presidente da República.

Eleição unificada

Em 1982 eleitor votou em vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, Senador e Governador.  Só não teve eleição para presidente da Republica, coisa que aconteceu em 1989 com a vitória de Fernando Color.

Curiosidade

O curioso é que os vereadores e prefeitos eleitos em 1982 tiveram seis anos de mandato. Já os deputados, governadores e dois, dos três senadores eleitos em 1982 tiveram um mandato de 4 anos. Ou seja, a reeleição aconteceu em 1986, mas, desta vez, sem a participação de vereadores e prefeitos.

Janela só para vereador e prefeito

Os vereadores e prefeitos que pretendem disputar reeleição podem trocar de partido até o dia 3 de abril, seis meses antes das eleições. A janela partidária só protege a troca de partido neste ano para quem tem mandato de vereador e prefeito. Já a janela partidária para mudança de partido de deputados estadual e federal, só deverá ocorrem no início de 2022.

Aqueles que não concordam…

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Laerte Gomes (PSDB), que conduziu a votação que aprovou o decreto de calamidade pública em Rondônia, no momento da votação, poderia ter dito: “aqueles que concordam, permaneçam como estão; os que não concordam, tirem a máscara de proteção”.  O decreto foi aprovado por unanimidade.

Preço do Café

O Ministério da Agricultura vai rever a base de cálculo do preço do café em Rondônia. O esforço para essa conquista é da bancada federal.  Segundo o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), nos últimos quatro anos, a produção do café em Rondônia saltou de 600 mil sacas/ano para 2 milhões e 300 mil sacas. É um crescimento de quase 400%.  Nenhum outro Estado a produção de café cresceu tanto.

Coronavírus – Transportes

  • Estão proibidos ônibus e voos (em aeroportos estaduais) vindos de outros estados ou países;
  • Suspensa a entrada no estado de veículos, públicos ou privados, vindos de território internacional;
  • Está proibido o transporte por mototáxi;
  • Transporte coletivo de passageiros da área urbana e rural devem ser realizados sem exceder a capacidade de passageiros sentados;
  • Táxis e motoristas de aplicativos podem transportar apenas dois passageiros por veículo.

Coronavírus – Comércio

  • Fornecedores de alimentos e itens de higiene devem estabelecer limite de produtos por cliente, para evitar o esvaziamento dos estoques;
  • Será considerado abuso do poder econômico a elevação de preços, sem justa causa, com o objetivo de aumentar, arbitrariamente, os preços dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento do COVID-19.
  • Proibido o funcionamento de bares, teatros, cinemas, clubes, academias, balneários, além de restaurantes e lanchonetes com possibilidade de retirada de alimentos no próprio estabelecimento;
  • Proibido o funcionamento de galerias de lojas e comércios não essenciais;
  • Os comércios que puderem permanecer abertos precisam estabelecer horário para o atendimento exclusivo de idosos e pessoas em grupo de risco;
  • Para a realização de entrega de produtos a domicílio é necessário que o entregador esteja utilizando máscara, luvas e realize a higienização no veículo ou baú da moto com álcool em gel 70%;
  • Deve ser mantida uma distância mínima de 2 metros entre funcionários e clientes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*