A terra treme em Ouro Preto do Oeste

Roberto Gutierrez – Um abalo Sísmico com duração de pelo menos três segundos foi sentido nesta noite em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. O tremor de terra aconteceu às 21h55 (28/05) e imediatamente muitas pessoas informaram do ocorrido nas redes sociais. Boa parte da cidade de Ouro Preto fica sobre uma grande lage de pedra e abalo  sísmico tornou-se um fenômeno comum na cidade.

O primeiro grande abalo sísmico sentido em Ouro Preto foi em 1973. Foto de Ouro Preto quando ainda era projeto de colonização do Incra, no início da década de 70. (Acervo – Assis Canuto)

Um grande tremor de terra, que se tem notícia, foi sentido pela primeira vez em 1973, com duração de pelo menos oito segundos. Outro de magnitude igual aconteceu em 1978.

Todos os anos ocorrem em Ouro Preto do Oeste pelo menos 10 tremores de terra os quais, na maioria das vezes, não são sentidos. Sabe-se apenas que qualquer terremoto que acontece em países das Américas do Sul e Central, é sentido em Ouro Preto do Oeste em magnitude quase imperceptível. Este fenômeno talvez tenha explicação porque a cidade está sobre uma grande lage de pedra. Muito grande.

7 Comentários

  1. Nossa, eu estava em minha casa , com a TV desligada.Silencio total. Apenas lendo na minha sala, quando levei o maior susto. Eu tinha certeza que acabara de ocorrer um pequeno abalo sísmico. Em seguida comentei com um amigo pelo Whatsapp

    • Sim. ela fica por baixo da terra. é muito grande mesmo. parte dele aparece em alguns lugares. A praça do imigrantes, foi construída em uma lage, o comercio dos três coqueiros, boa parte da cidade. essa lage de pedre se espalha pela cidade. em alguns lugares é mais funda. mas, é muito grande mesmo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*