Ação de Sílvia Cristina beneficia 400 famílias extrativistas

Carolina Camilo –  A deputada Silvia Cristina (PDT-RO), que participa de cinco comissões na Câmara, é a relatora do Projeto de Lei n°10.493 de 2018, que altera os limites da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, define sua zona de amortecimento e amplia a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. O voto favorável da deputada dado hoje, com aprovação de todos os pares, que estavam na Comissão de Agricultura da Casa de Leis, favorece pelo menos 400 famílias que há anos estavam lutando para que pudessem reduzir esta desapredação da Reserva Extrativista.

“Esse é o nosso trabalho de estar aqui defendendo os interesses da população de Rondônia”, salientou Silvia Cristina (PDT).

De acordo com o Projeto de Lei n°10.493 de 2018, a área da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, em Rondônia, passa a ter uma área aproximada de 184 mil hectares, com redução de aproximadamente 20 mil hectares, definindo também a zona de amortecimento.

“A Reserva foi criada pelo Decreto n°99.166, de 13 de março de 1990, sendo uma das quatro primeiras unidades de uso sustentável criadas no País. Está localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, com uma área de aproximadamente 201.334 hectares. No seu perímetro foram erroneamente incluídas áreas antropizadas que não guardavam as características de uma Reserva Extrativista, o que motivou a apresentação da proposição, onde há uma compensação com o aumento da área da reserva, que está bem conservada, mantém sua biodiversidade e estar habitada por populações tradicionais. A redução da desafetação da reserva, a definição da zona de amortecimento e a compensação da perda de área, por meio da ampliação da área protegida pelo Reserva Extrativista do Lago Cuniã, é a melhor solução para a região”, explicou a deputada.

Reconhecida pelos trabalhos realizados na Saúde, a deputada Silvia Cristina (PDT) também vem desempenhando um importante papel na Agricultura, devido Rondônia ser um estado com muitas demandas. Recentemente, a deputada esteve em audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina pedindo uma atenção especial à regularização fundiária, suporte e valorização para agricultura e mais incentivos a agricultura familiar, já que temos um estado tipicamente agropecuário.

FOLHA DE RONDÔNIA NEWS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*