Acir anuncia missão empresarial de chineses em Rondônia

 

Portos - ACIR - LEUDO - MARCOS - MARINHAO senador Acir Gurgacz anunciou nesta terça-feira, 02/06, no plenário do Senado, uma missão empresarial que fará com uma comitiva de representantes do governo da China e de empresários chineses, junto com os governadores dos Estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Amazonas, com vistas à implantação de trecho da Ferrovia Transcontinental entre Porto Velho e Lucas do Rio Vede, e sua extensão até o Acre e o Peru.

A missão empresarial, que ocorrerá entre os dias 7, 8, 9 e 10 de junho, é um desdobramento da visita do primeiro ministro da China, Li Keqiang, na semana retrasada, quando anunciou parcerias com o governo brasileiro para investimentos de até US$ 53 bilhões em infraestrutura no Brasil. “Os chineses querem conhecer melhor o possível traçado desta ferrovia, que deve ser paralelo à BR-364, e também o potencial agrícola e a estrutura logística da região”, frisou Acir.

De acordo com o senador Acir Gurgacz, a comitiva de empresários, técnicos e autoridades chinesas está sendo organizada e reunida pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, com apoio de seu gabinete e do governo de Rondônia. Um grupo de chineses já esteve na semana passada em Rondônia, participando da 4ª Rondônia Rural Show.

O senador destacou que a Ferrovia Transcontinental deverá integrar a estrutura intermodal de transportes do chamado Arco Norte, que tem Porto Velho como polo de escoamento do agronegócio, através dos terminais portuários do rio Madeira. “É mais uma oportunidade que teremos para defender que obras da ferrovia comecem em Porto Velho na direção de Vilhena e Lucas do Rio Verde e, depois, na direção do Acre e do Peru”, frisou Acir.

O senador rondoniense destacou a importância de investimentos em todos os modais de transporte, destacando a necessidade de modernização e ampliação dos portos fluviais da Amazônia, a duplicação da BR-364, e a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.

PORTO ORGANIZADO DE PORTO VELHO

Ainda na tarde desta terça-feira, o senador Acir Gurgacz esteve em audiência com o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, onde encaminhou o pedido para modernização e ampliação das instalações do Porto Organizado de Porto Velho, junto com o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Leudo Buriti.

Além disso, o diretor da SOPH também solicitou que as normas sobre os portos fluviais sejam enquadradas e regulamentadas de acordo com o novo marco regulatório do setor (Lei dos Portos – Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013). Também participaram da audiência na SEP/PR o deputado Marcos Rogério e a deputada Marinha Raupp.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*